Em 8 de setembro de 2025, o Google anunciou o lançamento do Modo IA, uma opção de busca com interface tipo chatbot que entrega resumos gerados por inteligência artificial em vez de apenas uma lista de links. O recurso passou a ser disponibilizado para celulares, tablets e computadores.
Na prática, o Modo IA sintetiza respostas sobre o que você pesquisou e oferece contexto adicional que pode ser relevante. Por exemplo: ao perguntar a data do próximo eclipse solar parcial, a ferramenta não só respondeu com a data como acrescentou detalhes sobre o fenômeno. Na lateral da tela, aparecem opções de sites para consulta, caso o usuário queira checar as fontes completas.
Quer ver como usar na prática?
Como usar
É preciso fazer login em uma conta pessoal do Google gerenciada por você. O material de orientação informa que uma consulta leva, em média, 3 minutos.
- acessar o Google pelo navegador ou pelo aplicativo;
- selecionar a opção Modo IA;
- digitar a pergunta no campo de pesquisa;
- enviar a consulta e aguardar a resposta gerada pela IA;
- consultar, se desejar, as fontes sugeridas na barra lateral.
Também é possível abrir o Modo IA a partir da página de resultados, por meio de um atalho localizado no topo da tela, para acessar o recurso a qualquer momento durante a navegação.
O lançamento chamou atenção por integrar uma interface de conversa com capacidade de sumarização por IA diretamente na experiência de busca, mantendo acesso em múltiplos dispositivos e facilitando obter respostas mais diretas sem perder a opção de checar as fontes.