Tesla anunciou que está redesenhando as maçanetas de seus carros para combinar abertura eletrônica e manual, segundo Franz von Holzhausen, em entrevista à Bloomberg. A ideia é tornar as portas mais intuitivas e mais seguras, especialmente em situações de emergência, depois de relatos de falhas que impediram pessoas de sair dos veículos.
Houveram incidentes graves: quedas de energia ou colisões em que ocupantes não conseguiram abrir as portas, resultando em ferimentos e, em alguns casos, mortes. A NHTSA registrou mais de 140 reclamações sobre problemas nas maçanetas desde 2018, e alguns relatos envolviam crianças presas dentro dos carros.
O que a investigação analisou
A agência federal abriu uma investigação formal que abrangia cerca de 174.290 SUVs Model Y de 2021. Os pontos principais avaliados incluíram:
- defeitos nas portas externas;
- a confiabilidade das travas;
- as fontes de alimentação dos sistemas de abertura.
O objetivo foi verificar se, em situações de resgate pós-colisão, os sistemas permitem acesso seguro aos ocupantes.
Von Holzhausen também disse que o redesenho foi pensado para atender normas internacionais, incluindo China e Europa, onde reguladores têm questionado maçanetas totalmente ocultas e buscado melhorias nos protocolos de resgate. Ele não deu detalhes sobre cronograma nem especificações finais do novo projeto.
“Teremos uma solução muito boa para isso”, disse Franz von Holzhausen.
Mesmo com bom desempenho nos testes de colisão, a facilidade de resgate pós-acidente continuou sendo um ponto de atenção que motivou as mudanças propostas. Será que isso resolve todas as dúvidas de uma vez? Ainda não há confirmação.
Por enquanto, a NHTSA manteve a investigação em andamento, e a Tesla afirmou que pretende introduzir mudanças de segurança nos veículos afetados; a empresa, porém, não informou prazo para implementar as novas maçanetas.