O Ministério Público do Paraná (MP-PR) investiga uma possível tentativa de manipulação de resultado em uma partida da Série C. Segundo as apurações, dois empresários teriam oferecido dinheiro a jogadores do Londrina para que provocassem uma punição dentro de um tempo certo do jogo.
O que está sendo apurado
De acordo com o MP-PR, Igor Gutierrez Freitas e Rodrigo Rossi Calamo teriam oferecido R$ 15 mil a atletas do Londrina antes do duelo contra o Maringá, realizado em 26 de abril, pela terceira rodada da competição. A proposta previa que um jogador forçasse a aplicação de cartão amarelo até os 27 minutos do primeiro tempo. Pelo menos um dos jogadores procurados recusou a oferta e não teria atendido à solicitação.
Por que um pedido assim seria relevante para a competição? Mesmo um ato isolado, como forçar um cartão em um momento específico, pode alterar a dinâmica do jogo e favorecer interesses ligados a apostas ou a resultados combinados.
A ação policial
A chamada Operação Derby foi deflagrada nesta sexta-feira (12) pelo Núcleo de Londrina do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades envolvidas.
- Mandados cumpridos em Salvador (BA) e Itapema (SC).
- Ao todo, a operação incluiu quatro mandados em endereços ligados a Gutierrez e Rossi e mais dois mandados direcionados aos próprios investigados.
Quem são os investigados
Um dos investigados, Igor Gutierrez Freitas, é filho do tetracampeão mundial de boxe Acelino ‘Popó’ Freitas, informação constando nos autos citados pelo MP-PR. O outro é identificado como Rodrigo Rossi Calamo.
A investigação segue em andamento no Ministério Público do Paraná. As autoridades informaram que novas medidas poderão ser adotadas conforme o avanço das apurações.