Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Sessão da Câmara de Paulo Afonso registra tumulto e Guarda Municipal intervém

Médica acusada de matar marido em Aracaju é encontrada morta na prisão

Secretaria de Saúde de Paulo Afonso nega denúncia de negligência após morte de bebê em maternidade

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Campanha Vacina da Gripe - Governo da Bahia
Esportes

Irmãos autistas representam a Bahia no brasileiro de karatê

Irmãos com autismo, 11 e 14 anos, representam a Bahia no Brasileiro de karatê; família pede apoio financeiro para viabilizar a viagem a Cabedelo (PB).

Última atualização: 13/09/2025 00:08
Compartilhar
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo pessoal
Compartilhar

Os irmãos Esther Victoria, de 11 anos, e Márcio Guilherme, de 14, foram convocados para representar a Bahia no Campeonato Brasileiro de Karatê da Confederação Nacional de Karatê (CNK), que acontece de 26 a 28 de setembro, em Cabedelo (PB). Diagnosticados com autismo, eles encontraram no karatê um lugar de inclusão, disciplina e crescimento pessoal.

- Anúncio-

Os dois treinam no Projeto Social Humana Karatê, no CSU de Castelo Branco, em Salvador, sob a orientação do mestre Itamar Judson, e também são integrados à Federação Baiana de Karatê Kyudoshin (FBKK).

Conquistas

O histórico deles impressiona. Em poucas linhas:

  • Márcio Guilherme (14 anos): tricampeão brasileiro, campeão mundial, campeão pan-americano e tetracampeão baiano. Usa a faixa roxa e estava próximo de conquistar a faixa marrom. Além disso, atua como monitor no próprio projeto social.
  • Esther Victoria (11 anos): bicampeã brasileira, campeã pan-americana, vice-campeã mundial e tricampeã baiana. Começou a treinar em casa durante a pandemia, incentivada pelo irmão, e já mostrava talento precoce; na época, era faixa laranja.

A mãe, Elaine Cristina, lembra que o karatê começou como uma alternativa terapêutica e se transformou em uma ferramenta de desenvolvimento.

- Anúncio-

Elaine Cristina disse: “Quem entrou no esporte primeiro foi o Márcio como uma proposta do esporte ser uma terapia. Uma terapia ocupacional alternativa. De lá para cá, Márcio e Esther vêm se desenvolvendo de maneira brilhante. Se superando a cada dia, superando as dificuldades que a gente enfrenta diariamente”.

Segundo a família, a rotina de treinos ajudou no desenvolvimento cognitivo, motor e emocional das crianças, além de favorecer a sociabilidade e a construção de vínculos — benefícios frequentemente apontados por especialistas em esporte.

- Advertisement -

Elaine Cristina reforça a mensagem de incentivo: “O recado que eu deixo é que eles não desistam e insistam no esporte, seja ele qual for. Porque é uma ferramenta de transformação que funciona de verdade… Porque o esporte forma cidadãos. Cidadãos disciplinados e de respeito. O esporte também forma o caráter e o esporte transforma as dificuldades em vitórias”.

O desafio fora do tatame

Apesar do talento e das conquistas, a família enfrenta dificuldades financeiras para bancar a participação dos irmãos no Brasileiro. Custos com transporte, hospedagem, alimentação e taxas de inscrição pressionam o orçamento, agravados pela falta de patrocínio e pela ausência de aporte da prefeitura e do governo do estado, por questões burocráticas, segundo a mãe.

Os irmãos mantêm a inscrição para o torneio em Cabedelo e a família já disponibilizou contatos para buscar apoiadores que possam ajudar a viabilizar as viagens, que têm alto custo. É um pedido de apoio para que o esforço dentro do tatame também tenha respaldo fora dele.

TAGS:autismoKaratê
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS LIDAS

Influenciador baiano Júnior Caldeirão raspa a cabeça após diagnóstico de doença
Entretenimento
Homem com mandado de prisão em aberto é capturado no Conjunto Habitacional Josefino, em Paulo Afonso
Polícia e investigação
Governo Trump chama condenação de Bolsonaro de “caça às bruxas” e promete resposta
Cenário Político
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Foto: Divulgação / Ec Bahia
Esportes

Bahia se reapresenta e mira duelo com Cruzeiro na Fonte Nova

Foto: Raul Baretta/Santos Fc
Esportes

Thaciano não joga desde 19 de julho e tem futuro em aberto no Santos

Foto: Mateus Lotif/Fortaleza Ec
Esportes

Martín Palermo estreia pelo Fortaleza após registro no BID

Foto: Divulgação/Atlético De Alagoinhas
Esportes

Robert Mendes: fratura na perna e apelo por ajuda para tratamento

Foto: Victor Ferreira | Ec Vitória
Esportes

Vitória aprova adesão à LFU e receberá R$ 68,2 milhões

Esportes

Hebert Conceição projeta duelo contra Yamaguchi Falcão em São Paulo

Foto: Maurícia Da Matta / Bahia Notícias
Esportes

CBF marca Bahia x Internacional para 22 de outubro, às 19h

Foto: Reprodução/Bar Fc
Esportes

Fluminense propõe transformação em SAF com aporte de R$ 500 mi

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?