Nos últimos meses surgiram especulações sobre a aproximação entre o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o ex‑prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (União). Em entrevista ao Bahia Notícias, o deputado federal Zé Neto (PT) ressaltou que esse contato tem caráter institucional e administrativo — não seria uma movimentação para realinhar forças políticas.
O que foi dito
Para Zé Neto, o diálogo é técnico e voltado às prioridades do município. Ele destacou a importância de um diálogo institucional, que permite colaborar em temas concretos para que a cidade avance. O parlamentar também afirmou que não participou nem participará de articulações políticas envolvendo essa aproximação.
Isso significa mudança de lado? Segundo Zé Neto, não. Ele afirmou que, na esfera política, não há discussão entre as partes, embora reconheça que o governador possa ter pretensões próprias.
Palavras do governador
Em visita ao Hospital Geral do Estado, na quinta‑feira (11), o governador Jerônimo Rodrigues afirmou que a aproximação com Zé Ronaldo foi estritamente institucional. O governador disse que nunca conversaram sobre política e que a prioridade é construir uma parceria para que a população de Feira sinta melhorias em áreas como saúde e educação.
O encontro e as prioridades
O primeiro encontro formal entre Jerônimo e Zé Ronaldo ocorreu no fim de fevereiro, no Centro de Operações e Inteligência (COI). Segundo o governo do estado, a reunião abordou ações para impulsionar o desenvolvimento de Feira de Santana, com ênfase em mobilidade urbana, infraestrutura, desenvolvimento econômico e saúde.
- Recuperação de estradas que ligam Feira a municípios vizinhos, para facilitar o escoamento de produtos e o deslocamento da população.
- Ampliação do aeroporto local para receber aeronaves maiores.
- Melhorias no serviço de saúde, com atenção especial à regulação de pacientes, apontada como um dos principais gargalos.
Após a reunião, Zé Ronaldo disse que o encontro serviu para retomar o diálogo sobre a resolução de problemas do município e deixou pendente a realização de um novo encontro com o governador para tratar especificamente do serviço público de saúde.
Em resumo: Zé Neto classifica a aproximação entre Jerônimo e Zé Ronaldo como administrativa, e há a expectativa de um novo encontro focado em questões de saúde em Feira de Santana.