Em Salvador, na Bahia, o Esporte Clube Vitória aprovou a adesão à Liga Forte União (LFU) em reunião do Conselho Deliberativo realizada nesta quinta-feira. Dos 92 conselheiros presentes, 54 votaram a favor, 36 foram contra e 2 se abstiveram.
Ficou acertado que o clube receberá R$ 68,2 milhões pela cessão de 15% dos direitos de transmissão televisiva por um período de 45 anos, com início previsto para 2029. A negociação foi conduzida com os grupos Life Capital e XP Investimentos.
O que é a LFU?
A Liga Forte União reúne clubes de diferentes divisões do futebol brasileiro. No total, o grupo inclui 11 times da Série A, 16 da Série B e 7 da Série C.
- Série A (11): Botafogo, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Sport, Vasco.
- Série B (16): Amazonas, América-MG, Athletic-MG, Atlético-GO, Athletico-PR, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Coritiba, CRB, Criciúma, Cuiabá, Goiás, Novorizontino, Operário-PR, Vila Nova.
O presidente Fábio Mota já havia adiantado a mudança e ressaltou vantagens contratuais e de distribuição:
“A partir de 2029, o Vitória sai da Libra. A proposta é de um fundo de investimento, não tem nada de bet. O contrato da LFU é muito melhor, porque conseguiu acordos com mais televisões, como Prime Video, Record e Globo. Lá a receita é 35% maior do que a da Libra. É simples: quando vencer, vamos mudar para onde for melhor para o Vitória”.
O próximo passo definido foi aguardar a assembleia dos clubes que integram a LFU, na qual será decidida a homologação da entrada do Vitória no bloco.
Com a votação aprovada, agora a efetivação depende dessa homologação pela própria liga.