O SBT reestreou a novela Rubi já na próxima segunda‑feira (15), em dobradinha com Maria do Bairro nas tardes da emissora, confirmou a direção de programação. A mudança marca a quinta alteração de grade em menos de um mês, segundo a própria direção comandada por Daniela Beyruti.
O que mudou na prática
Poucos dias antes, o canal havia anunciado uma série de ajustes — alteração no horário do Casos de Família, ampliação do Alô, Você e esticamento de Maria do Bairro. Depois, voltou atrás: optou por manter a versão com apenas um capítulo diário de Maria do Bairro e juntá‑la a Rubi na tarde.
O novo comercial começou a ser exibido nesta semana e a reprise de Rubi ficou programada para as 14h45. A intenção é bater de frente com a reprise de A Escrava Isaura, da Record, que vinha com desempenho enfraquecido e passou a ficar atrás do SBT na faixa.
Sequência de alterações
As mudanças fazem parte de uma sequência iniciada em 18 de agosto, quando o canal trocou Chaves por Porta dos Desesperados. Em seguida, esse programa foi encerrado e substituído por Quem Vai Ficar Com a Mamãe. Com a série mantendo índices baixos, o SBT realocou o Casos de Família para as 17h, seguido pelo Aqui Agora.
Segundo a direção, a reestreia de Rubi tem o objetivo de subir a audiência com a dobradinha de novelas mexicanas e entregar em alta para o programa Fofocalizando. Será suficiente para criar um efeito cascata e elevar os índices das atrações seguintes?
Além das trocas de programas, a mudança foi acompanhada pela veiculação do novo comercial e por um convite à audiência para entrar no canal do WhatsApp da emissora e receber notícias em primeira mão.
Lucas Mascarenhas Cachoeirano, jornalista formado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com pós‑graduação em jornalismo digital. Escreve sobre entretenimento desde 2021, com ênfase em TV, novelas e mundo dos famosos.