A sueca Polestar apresentou oficialmente o Polestar 5 Grand Tourer, evolução do conceito de 2020. O modelo foi lançado pela empresa com foco na Bahia e com alcance nacional: as encomendas já estão abertas e as primeiras entregas devem acontecer em 2026, em mercados selecionados.
Design
O carro bebeu inspiração da aviação para priorizar a aerodinâmica: tem perfil em forma de asa e cerca de 5 metros de comprimento. São seis opções de cores, incluindo duas pinturas foscas — Storm (cinza-escuro) e Magnesium (acrílico prateado) — e um estilo escandinavo, por dentro e por fora, com materiais descritos como conscientemente sustentáveis.
“Com seu design escandinavo puro por dentro e por fora, plataforma única, motores potentes, chassi sofisticado, tecnologia de ponta e materiais conscientemente sustentáveis, o Polestar 5 é uma estrela-guia para a indústria e o carro-chefe perfeito da Polestar”, disse Michael Lohscheller, CEO da montadora.
Desempenho e bateria
A versão Performance traz um motor elétrico traseiro desenvolvido internamente, com impressionantes 650 kW de potência e 1.015 Nm de torque — acelerando de 0 a 100 km/h em cerca de 3,2 segundos. A configuração Dual entrega 550 kW e faz 0 a 100 km/h em 3,9 segundos. Ambas as variantes têm velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h.
O Polestar 5 estreou para a marca uma arquitetura elétrica de 800 V, compatível com carregamento em corrente contínua de até 350 kW. Isso permite levar a bateria de 10% a 80% em cerca de 22 minutos em um carregador adequado. As autonomias declaradas são de até 670 km (motor duplo) e 565 km (Performance), com bateria NMC de íons de lítio de 112 kWh (sendo 106 kWh utilizáveis), fornecida pela SK On e integrada à estrutura do veículo.
Tecnologia e segurança
A estrutura em alumínio é apontada como mais leve que uma de aço comparável e traz benefícios de segurança. Os amortecedores são capazes de ler a superfície da estrada até 1.000 vezes por segundo e reagir em cerca de 3 milissegundos.
Para assistência à condução, o modelo traz o pacote SmartZone, que integra sensores, radar e câmera frontal de estacionamento, além do recurso Pilot Assist, capaz de ajustar velocidade e posição na faixa escolhida em velocidades de até 150 km/h.
O conjunto de sensores inclui:
- 11 câmeras de visão;
- uma câmera de monitoramento do motorista;
- um radar de médio alcance;
- 12 sensores ultrassônicos.
Em segurança passiva e ativa, há oito airbags e radares internos para identificar número, posição e tipo de ocupantes, acionando medidas de proteção adequadas em caso de colisão.
Interior e som
O interior aposta em tecnologia: uma tela central de 14,5 polegadas com sistema Android Automotive e integração aos serviços Google. O sistema de áudio Polestar High Performance Audio conta com dez alto-falantes e Cancelamento Ativo de Ruído da Estrada, pensado para entregar uma experiência de primeiro nível.
Preço e disponibilidade
Os preços iniciais indicados colocaram a versão Polestar 5 Dual em 119.000 euros (aproximadamente R$ 759 mil, em conversão direta) e a Performance em 142.900 euros (cerca de R$ 911 mil). As encomendas seguem abertas e as entregas estão previstas para 2026 em mercados selecionados.
Quer um resumo rápido? O Polestar 5 chega como o novo carro‑chefe da marca: design escandinavo, foco em aerodinâmica, tecnologia avançada e desempenho de alto nível — tudo alinhado à promessa de sustentabilidade e segurança.