O Governo da Bahia oficializou a contratação da Metro Engenharia e Consultoria Ltda. para a construção do Hospital Regional de Paulo Afonso, no sertão baiano. O anúncio foi feito nesta semana pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), após o processo de licitação.
O contrato, no valor de R$ 148,9 milhões, inclui a elaboração dos projetos básico e executivo, além da execução da obra, que deverá ser concluída em até 18 meses. Do total, R$ 134 milhões virão do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), em parceria com o Governo Federal.
Com capacidade para atender a 22 municípios da região, o novo hospital será vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), responsáveis pela futura gestão do equipamento.
A unidade terá sua estrutura dividida em dois blocos. O principal concentrará atendimento ambulatorial, pronto atendimento, 20 leitos de UTI adulto e 25 neonatais (entre convencional e canguru). Já o segundo abrigará a área de internação, com 44 leitos de clínica geral, 30 de cirurgia, 30 de obstetrícia, 10 pediátricos e seis de saúde mental.
Além de transformar a rede de saúde local, a obra deve gerar centenas de empregos diretos e indiretos durante sua execução.


