Será que a gente para para pensar no que realmente melhora a nossa vida, lá no dia a dia? Na Bahia, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) tem feito questão de lembrar que a resposta está, muitas vezes, em algo que nem sempre vemos, mas que é fundamental: o saneamento básico. Para Gildeoni Almeida, presidente da companhia, esses investimentos são cruciais para a qualidade de vida de todos, mesmo que o setor não seja tão “glamoroso” quanto outras grandes obras de infraestrutura.
Onde o Dinheiro Faz a Diferença Silenciosa
Almeida não economiza nas palavras para explicar a conexão direta entre um bom saneamento e a saúde pública. Para ele, o trabalho vai muito além de levar água para casa – é “levar vida à vida das pessoas”. E sabe qual a melhor parte? É um investimento que se paga, e com juros! A cada um real investido em água, a gente economiza quatro reais na saúde. Não é pouco, não é mesmo? Essa perspectiva reforça o quanto o saneamento é um pilar estratégico para o bem-estar social dos baianos.
Um Futuro Mais Limpo e Acessível
Não é à toa que a universalização do saneamento e do abastecimento de água é uma das grandes prioridades do governo estadual, por determinação do governador Jerônimo Rodrigues. A meta é ambiciosa, mas clara: até 2033, alcançar 90% de cobertura de esgoto nas residências e impressionantes 99% de acesso à água potável. Para que isso se torne realidade, Gildeoni Almeida ressalta a importância de um esforço contínuo e, claro, de muito debate público para que todos entendam a relevância do tema.
E não é só promessa no papel, viu? Os resultados já podem ser vistos em diversas cidades baianas. Em Serrinha, por exemplo, a primeira fase das obras de saneamento vai fazer a cobertura saltar de modestos 13% para expressivos 56%! E a Embasa não para por aí, já está com a segunda etapa planejada para alcançar a universalização completa na cidade. Isso mostra o compromisso de expandir o serviço em todas as localidades que têm contratos vigentes com a empresa.
É ótimo ver que, nos últimos anos, o saneamento básico tem ganhado mais a atenção que merece na agenda pública. O presidente da Embasa quer “provocar debates” e engajar a sociedade, afinal, a melhoria da qualidade de vida gerada por essas ações vai direto para “quem está na ponta” – ou seja, para você e para mim, para todos os moradores do estado. Um investimento no saneamento é um investimento direto na nossa saúde, no nosso bem-estar e no futuro da Bahia.