Boas notícias para quem estava no aguardo! A Receita Federal abriu a consulta ao 4º lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025. A partir das 10h desta sexta-feira, 22 de agosto, quase 1,9 milhão de pessoas já podem verificar se o dinheiro está a caminho.
No total, serão distribuídos R$ 2,92 bilhões para 1.884.035 contribuintes em todo o Brasil, incluindo aqueles que tinham algum saldo residual de anos anteriores. É um alívio financeiro significativo, especialmente para os contribuintes baianos, que aguardavam ansiosamente!
Quem está na lista deste lote?
Desta vez, a prioridade foi, em grande parte, para quem não se enquadrava nos critérios de prioridade legal e enviou a declaração mais perto do fim do prazo. Mas claro, há outros grupos importantes incluídos:
- 1.454.509 contribuintes sem prioridade legal (a maioria!)
- 312.915 que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram pelo recebimento via Pix (mesmo com prioridade ‘extra’ este ano, muitos foram contemplados agora)
- 72.434 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos
- 22.841 professores, cuja principal fonte de renda é o magistério
- 13.515 contribuintes com mais de 80 anos
- 7.821 pessoas com deficiência física ou mental ou doença grave
Como consultar e saber se seu dinheiro vem aí?
Para verificar se você está entre os sortudos, é super fácil! Basta acessar o site da Receita Federal (na área “Meu Imposto de Renda”) e selecionar a opção “Consultar a Restituição”.
Prefere a praticidade? Você também pode usar o aplicativo oficial da Receita Federal, disponível para tablets e smartphones. Assim, confere sua situação de qualquer lugar!
Dinheiro na conta: quando e como?
Anote na agenda: o pagamento está programado para o dia 29 de agosto! A restituição será creditada diretamente na conta bancária ou na chave Pix (se for CPF) que você informou na sua declaração. Mais comodidade, impossível!
E se você não estiver na lista deste lote? Não se preocupe! A primeira medida é acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) da Receita Federal. Lá, você pode verificar se há alguma pendência na sua declaração. Se for o caso, será preciso enviar uma declaração retificadora para corrigir o que for necessário e garantir sua restituição nos próximos lotes.
Deu erro no crédito? Saiba o que fazer!
Imprevistos acontecem, certo? Se a restituição não cair na sua conta — por exemplo, se a conta foi encerrada —, o valor não é perdido! Ele ficará disponível no Banco do Brasil por até um ano.
Para resgatar, você pode agendar o crédito diretamente pelo Portal BB ou ligar para os seguintes números:
- 4004-0001 (capitais)
- 0800-729-0001 (demais localidades)
- 0800-729-0088 (para deficientes auditivos)
Atenção: se passar de um ano e você não tiver feito o resgate, a solicitação precisa ser feita diretamente pelo e-CAC. Basta navegar em “Declarações e Demonstrativos” e escolher “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”. Não deixe seu dinheiro parado!