Boas notícias para a mobilidade de Salvador e Região Metropolitana! A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) acaba de divulgar uma atualização sobre o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), e os números mostram que o projeto está a todo vapor. Já alcançamos a marca de 29,86% de avanço físico, um passo importante para essa obra que representa um investimento gigante de R$ 5 bilhões.
O objetivo é claro: transformar o transporte na Bahia, gerar muitos empregos e dar um empurrão no desenvolvimento econômico da nossa região. É um projeto ambicioso, sim, mas que promete mudar a vida de muita gente!
O Trecho 1 Acelera o Ritmo
Em apenas 14 meses desde o início das obras, já podemos ver progressos significativos em diversos pontos. No Trecho 1, por exemplo, é como se estivéssemos desenhando o caminho dos trens no mapa, com a implantação de impressionantes 9.919 metros de via permanente e 22.917 metros de banco de dutos.
E tem mais: a histórica Ponte São João, com seus 472 metros de extensão, foi totalmente recuperada e adaptada para o VLT. Para garantir a energia que fará os trens rodarem, 181 postes de rede aérea já estão de pé, e quatro prédios de subestações já foram concluídos. A expectativa é que, em até 18 meses, 5 km de via permanente já estejam prontos para receber energia. Todo esse movimento é impulsionado pelo trabalho incansável de 1.658 trabalhadores, que estão garantindo que o projeto avance rápido!
Avanços no Trecho 2, Desafiando a Chuva
O Trecho 2, que conecta Paripe a Águas Claras, já registrou 16,92% de avanço físico. E aqui vale um destaque: mesmo com a chuva forte que faz em Salvador, o trabalho não parou! Foram mais de 283.207 m³ de terraplenagem, o que mostra a dedicação das equipes.
As obras por lá incluem sistemas de drenagem e proteção de encostas, além de intervenções cruciais para a duplicação da BA-528 e, claro, a instalação do VLT. Sabe aquele viaduto importante sobre a BR-324? Lá, já foram finalizados 15 blocos de concreto armado, dois pilares e oito vigas que formam o tabuleiro. Neste trecho, 442 trabalhadores estão na linha de frente, construindo o futuro da nossa mobilidade.
Trecho 3: Planejamento e os Primeiros Passos
Já no Trecho 3, que ligará Águas Claras a Piatã, o avanço das obras civis está em 2%. Pode parecer pouco, mas calma lá: esse trecho tem um prazo maior, de 50 meses, com previsão de conclusão apenas em 2028. É como construir uma casa: a fundação e o planejamento levam tempo, mas são essenciais para uma estrutura sólida.
Falando em números, até junho de 2025, o investimento financeiro neste trecho alcançou 2,02% do valor total contratado, o que representa R$ 15.977.633,02. É verdade que esse percentual está um pouco abaixo do que foi previsto inicialmente (9,56%), gerando um “déficit” de 7,54%. Mas a CTB explica que os primeiros 15 meses de contrato foram focados na fase de projeto – e eles têm um bom motivo para isso!
Até agora, 80,26% dos projetos básicos e 34,24% dos projetos executivos já foram analisados e aprovados. Isso, segundo a CTB, está totalmente alinhado com o cronograma. Afinal, um bom projeto é a base para uma obra de sucesso, não é mesmo?
Ajustes no Percurso: Flexibilidade para o VLT
Como em todo grande projeto, mudanças e adaptações podem acontecer, e a CTB garante que isso é super normal e não vai comprometer a entrega do VLT. Um bom exemplo é a aquisição do material rodante CAF, que trouxe a necessidade de um replanejamento técnico e até a ampliação dos pátios de manutenção do Trecho 1.
Uma dessas adaptações importantes foi a decisão, formalizada em outubro de 2024, de retirar a estrutura do viaduto logístico que daria acesso ao Pátio de Manutenção do Metrô em Pirajá. Mas não se preocupe! As atividades foram transferidas para o novo pátio de manutenção, que está sendo construído na Calçada. Este novo espaço será o lar dos trens do VLT, responsável pelo estacionamento e por toda a manutenção necessária para que eles funcionem perfeitamente.