O Esporte Clube Bahia escreveu seu nome na história do futebol feminino nacional. Pela primeira vez na competição, uma equipe do Nordeste alcançou as quartas de final do Campeonato Brasileiro A1 de 2025 – um feito inédito e motivo de orgulho para o esporte baiano.
A jornada tricolor, que encantou a muitos, chegou ao fim após a eliminação para o Corinthians. Apesar do resultado, o técnico Felipe Freitas fez questão de valorizar a campanha, destacando sua importância para o desenvolvimento do futebol feminino no estado.
Aprendizado e Evolução Contínua
“É claro que nenhuma equipe quer ser eliminada”, começou Felipe Freitas, “mas reforço para as atletas a importância do aprendizado e da evolução constante. E eu vejo essa evolução.” Ele pontuou que, desde sua chegada ao Bahia, “muitas coisas evoluíram.”
O treinador deu um exemplo prático: “No ataque à profundidade, por exemplo, terminamos o primeiro tempo com sete finalizações, o Corinthians também com sete. Melhoramos muito alguns aspectos.” Felipe Freitas reconheceu que a equipe ainda tem muito a desenvolver. “É notório que ainda temos para onde crescer, e isso é muito claro. Afinal, nossas atletas, que vieram da segunda divisão, têm muita vontade, mas ainda com uma certa ausência de experiência e ‘lastro’, que faz parte do futebol.”
Ele enfatizou que a derrota faz parte do processo de amadurecimento das jogadoras e reforçou a melhora em diversos aspectos táticos, como a capacidade ofensiva da equipe, que se igualou à do Corinthians em um dos momentos cruciais da partida.
Próximos Passos do Tricolor
Com a participação no Campeonato Brasileiro A1 encerrada, o Esporte Clube Bahia já vira a chave para os próximos desafios da temporada. A equipe se prepara para a estreia no Campeonato Baiano, que começa no próximo fim de semana, e também para as oitavas de final da Copa do Brasil, marcadas para setembro. A Copa Maria Bonita também está no radar do time.
Felipe Freitas reforçou a ambição do clube de seguir crescendo e solidificando sua história, tanto dentro quanto fora de campo, para que o legado do futebol feminino do Bahia brilhe por muitos e muitos anos.