A Prefeitura de Salvador, em colaboração com o Senai Cimatec, está disponibilizando 80 vagas para cursos gratuitos voltados ao setor audiovisual. A ação faz parte do projeto SalCine – Ciclo II, que busca capacitar novos talentos na capital da Bahia, com inscrições abertas até 21 de agosto.
Áreas de Formação e Benefícios
Nesta nova fase do programa, são ofertados quatro cursos profissionalizantes específicos: Assistência de Câmera, Montagem, Edição e Mixagem de Som, e Maquinaria e Elétrica. Além da gratuidade, os participantes serão contemplados com vale-transporte para auxiliar nos deslocamentos. As aulas têm previsão de início em 15 de setembro e ocorrerão presencialmente, três vezes por semana, com prioridade para o turno noturno e, em alguns casos, aos sábados, pela manhã ou tarde.
Requisitos e Locais das Aulas
Para se inscrever, os interessados devem atender aos seguintes critérios:
- Ter 18 anos ou mais até a data da matrícula;
- Possuir no mínimo o Ensino Fundamental completo;
- Residir na cidade de Salvador;
- Comprovar conhecimento técnico na área do curso escolhido.
Os cursos serão ministrados em três diferentes polos de formação na cidade de Salvador: o Senai Cimatec Digital e Criativo, situado na Praça da Sé, no Centro Histórico; a unidade do Senai Cimatec na Avenida Orlando Gomes, em Piatã; e o Igluloc, localizado na Rua Conselheiro Pedro Luiz, no Rio Vermelho.
Impacto na Indústria Criativa
O programa SalCine Cursos se propõe a ser um catalisador para a cultura, ao mesmo tempo em que gera valiosas oportunidades de networking e estimula a criação de novos negócios no segmento. A iniciativa visa também atrair importantes players para a indústria criativa local. O Ciclo II do projeto aborda diversas etapas do processo cinematográfico, englobando desde a pré-produção e produção até a pós-produção e a distribuição.