Nesta terça-feira, 12 de agosto de 2025, a Lua se apresenta na fase Cheia, exibindo 90% de sua superfície iluminada para observadores na Terra. O satélite natural entra em seu período de decrescimento, preparando-se para a transição à próxima etapa do ciclo lunar.
As informações detalhadas sobre as fases da Lua para o mês de agosto são fornecidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão responsável por dados meteorológicos e astronômicos no Brasil.
Próximas fases lunares em agosto
O ciclo lunar de agosto de 2025 teve início com a Lua Crescente, que marcou sua presença no dia 1, às 09h41, sinalizando o fim da Lua Nova de julho. A Lua Cheia, observada atualmente, alcançou seu pico no dia 9, precisamente às 04h57.
A próxima alteração será a chegada da Lua Minguante, prevista para ocorrer em quatro dias, no dia 16 do mês, às 02h14. Encerrando o período, a Lua Nova de agosto terá seu surgimento em 23 de agosto, às 03h07.
Entenda o ciclo lunar
O conceito de lunação, ou ciclo lunar, descreve o intervalo médio de 29,5 dias que a Lua leva para completar suas quatro fases principais: Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Cada uma dessas fases se estende por aproximadamente sete dias. Além das fases principais, o ciclo também inclui “interfases”, como o Quarto Crescente e a Crescente Gibosa (entre Nova e Cheia), e a Minguante Gibosa e o Quarto Minguante (entre Cheia e Minguante).
Calendário completo das fases da Lua em agosto de 2025:
- Lua Crescente: dia 1, às 09h41
- Lua Cheia: dia 9, às 04h57
- Lua Minguante: dia 16, às 02h14
- Lua Nova: dia 23, às 03h07