A LATAM introduziu na última sexta-feira (8) uma nova ferramenta para localizar bagagens, exclusiva para usuários de dispositivos Apple com AirTags. A iniciativa, em colaboração com a multinacional Sita, visa otimizar a recuperação de itens despachados na América do Sul.
A novidade possibilita que passageiros que utilizam as AirTags em suas malas compartilhem o link de rastreamento com a companhia aérea. Esse procedimento é feito através do site de autoatendimento da Sita, onde um formulário específico permite anexar a localização da AirTag.
O acesso direto a esses dados de rastreamento pela LATAM pretende acelerar o processo de identificação e devolução de bagagens atrasadas ou extraviadas, potencialmente antes mesmo que o viajante deixe o aeroporto.
Tecnologia e Segurança
A integração de tecnologia para garantir viagens mais seguras e eficientes faz parte do compromisso da LATAM. O presidente da Sita nas Américas, Shawn Gregor, afirmou:
Oferecer viagens mais seguras e eficientes com o uso de novas tecnologias faz parte do nosso DNA. A taxa de incidência de bagagens extraviadas na América Latina e no Caribe caiu quase 15% em 2024, graças aos investimentos em tecnologia inteligente.
A queda de quase 15% na incidência de bagagens extraviadas em 2024, na América Latina e no Caribe, é atribuída aos investimentos em tecnologia inteligente.
O recurso de compartilhamento da localização pode ser ativado e desativado pelo passageiro, garantindo flexibilidade após a recuperação da bagagem. Além de iPhones, a funcionalidade é compatível com MacBooks, iPads e iPods que se conectam às AirTags.