O Esporte Clube Vitória terá um desafio significativo neste sábado (09), ao enfrentar o São Paulo no Estádio do Morumbis, em partida válida pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. A equipe baiana busca quebrar um tabu incômodo, já que jamais conseguiu uma vitória atuando contra o tricolor paulista em seu campo. O retrospecto aponta 21 confrontos em solo paulista, com 18 derrotas e apenas 3 empates para o Leão.
Retrospecto no Morumbi e histórico geral
A dificuldade do Vitória no Morumbis é evidenciada pela sequência de resultados recentes. O time rubro-negro acumulou 14 derrotas consecutivas jogando no estádio. O último embate entre as equipes no Morumbis ocorreu em agosto de 2024, pela Série A do Brasileirão, quando o São Paulo venceu por 2 a 1. Naquela ocasião, William Gomes e Erick (atualmente no Vitória) marcaram para os mandantes, enquanto Alerrandro fez o gol do time visitante.
Considerando todos os torneios – Série A, Copa do Brasil e Copa dos Campeões –, São Paulo e Vitória já se enfrentaram 47 vezes. Neste total, o clube baiano registrou apenas 9 vitórias, 6 empates e sofreu 32 derrotas. O saldo de gols também é desfavorável ao Vitória, com 49 gols marcados e 96 sofridos. Em partidas válidas apenas pelo Campeonato Brasileiro, o Leão soma 7 vitórias, 4 empates e 29 derrotas.
Momentos de destaque
Apesar do histórico recente no Morumbi, o Vitória possui uma lembrança positiva em confrontos contra o São Paulo. Na Copa do Brasil de 1997, o Leão conseguiu eliminar o time paulista após um empate em 2 a 2 no Morumbi. Na partida de ida, no Barradão, o Vitória venceu por 2 a 1, com dois gols de Chiquinho Pernambucano, enquanto Denílson marcou para o São Paulo.
A maior goleada do confronto aconteceu em outubro de 2000, pela primeira fase da Copa João Havelange (nome do Campeonato Brasileiro daquele ano), a equipe baiana aplicou um placar de 5 a 1 sobre o São Paulo, em Salvador. Os gols do Vitória foram marcados por Sinval (duas vezes) e Vítor (três vezes), com Beto descontando para os paulistas.