Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Segundo corpo é encontrado na Serra da Santa Cruz, em Jeremoabo

Troca de tiros entre Rondesp e suspeitos termina com um morto no povoado Caiçara, zona rural de Santa Brígida

Delegado detalha investigação sobre assalto de lotérica em Paulo Afonso; suspeito segue foragido

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Cenário Político

Arlindo Cruz: Ecad revela 847 composições e vasto legado

O sambista Arlindo Cruz, que morreu nesta sexta-feira (8), deixa 847 composições e 1.844 gravações, aponta Ecad em levantamento sobre sua obra.

Última atualização: 08/08/2025 20:11
Compartilhar
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Compartilhar

O renomado cantor e compositor Arlindo Cruz, figura central do samba brasileiro, faleceu nesta sexta-feira (8), conforme informações divulgadas. Sua partida marca o encerramento de uma carreira de mais de quatro décadas, mas seu impacto cultural permanece evidente através de um vasto acervo musical. Dados recentes do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) apontam um legado expressivo, com 847 composições e 1.844 gravações cadastradas em seu banco de dados.

- Anúncio-

Análise da Obra

O Ecad, responsável pela gestão coletiva dos direitos autorais no Brasil, realizou um levantamento detalhado sobre a obra do artista. O estudo abrangeu as canções de autoria de Arlindo Cruz mais executadas nos últimos cinco anos no país, além de identificar as composições que registraram o maior número de regravações ao longo do tempo.

Entre os grandes êxitos que se destacam pela alta execução, a canção “O Show Tem Que Continuar”, parceria com Sombrinha e Luiz Carlos da Vila, aparece no topo da lista das mais tocadas nos últimos cinco anos. Em sequência, outras composições icônicas como “Meu Lugar”, criada em conjunto com Mauro Diniz, e “Samba de Arerê”, fruto da colaboração com Xande de Pilares e Mauro Jr., também mantiveram forte presença nas execuções. Completam essa seleção de destaque obras como “Camarão Que Dorme a Onda Leva” e “O Que É o Amor”.

No panorama das faixas mais regravadas, “O Show Tem Que Continuar” novamente figura na primeira posição, reiterando sua relevância no repertório nacional. A lista das mais regravadas também inclui “Samba de Arerê” e “Meu Lugar”, demonstrando a perenidade dessas composições no cenário musical. “Agora Viu Que Perdeu e Chora”, “Saudade Louca” e “Ainda É Tempo Pra Ser Feliz” também são citadas entre as canções frequentemente reinterpretadas por outros artistas.

- Anúncio-

Direitos Autorais Assegurados

A Lei dos Direitos Autorais (Lei 9.610/98) assegura que os familiares do sambista continuarão a receber os rendimentos provenientes de suas obras. Essa proteção legal se estende por um período de 70 anos contados a partir da data de seu falecimento ou, em casos de coautoria, após a morte do último autor parceiro, garantindo a continuidade do legado financeiro de sua produção artística.

A vasta produção de Arlindo Cruz, que se estende por mais de quarenta anos, permanece viva nas vozes de outros intérpretes e nas tradicionais rodas de samba por todo o Brasil. O repertório do artista continua a inspirar e a ser executado, confirmando a mensagem de um de seus maiores sucessos: o espetáculo, de fato, deve prosseguir.

- Advertisement -
TAGS:Arlindo CruzEcadsamba
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS LIDAS

Troca de tiros entre Rondesp e suspeitos termina com um morto no povoado Caiçara, zona rural de Santa Brígida
Polícia e investigação
Identidade do segundo corpo achado na Serra da Santa Cruz, em Jeremoabo, é confirmada
Polícia e investigação
Homem é encontrado morto com marcas de tiros dentro de casa em Santa Brígida
Polícia e investigação
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Maciej Rogowski / Zuma Press / Profimedia
Cenário Político

Bahia desiste de Patrick Sequeira por alto valor do Casa Pia

Foto: Erico Leonan / São Paulo Fc
Cenário Político

Lucas Moura no banco em São Paulo x Vitória no Brasileirão

Foto: Rafael Rodrigues | Ssp-Ba
Cenário Político

PMs de Salvador e RM com câmeras corporais: novas unidades

Foto: Reprodução/Tv Vitória
Cenário Político

Ramon é regularizado e se coloca à disposição no Vitória

Foto: Victor Ferreira / Ec Vitória
Cenário Político

Vitória encara São Paulo no Morumbis pelo Brasileirão

Foto: Ec Bahia / Divulgação
Cenário Político

Bahia x Fluminense: escalação provável do Esquadrão no Brasileirão

Conceito Artístico Da Galáxia Capers-Lrd-Z9, Mostrando Buraco Negro Central Supermassivo Envolto Em Uma Nuvem Gasosa Espessa, Que Lhe Confere O Tom Avermelhado. Crédito Da Imagem: Erik Zumalt, Universidade Do Texas Em Austin.
Cenário Político

Buraco negro mais antigo é confirmado, desafia teorias

Foto: Tiago Caldas / Ec Bahia / Divulgação
Cenário Político

Bahia decide manter Rezende; Ceni pediu permanência

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?