O cantor Gilberto Gil utilizou suas redes sociais nesta sexta-feira, 8 de agosto, para prestar uma emocionante homenagem à sua filha, a artista Preta Gil, que completaria 51 anos nesta data. A cantora faleceu em 20 de julho, em decorrência de complicações de um câncer de intestino.
Álbum de Família e Mensagem Tocante
Em sua publicação, Gilberto Gil abriu um álbum de fotografias familiares, compartilhando momentos especiais ao lado de Preta. Na legenda, o artista expressou a profunda saudade:
“Na Família Gil, dia 8 de agosto será sempre o dia oficial da alegria e celebração, da nossa integrante mais festiva. Uma saudade sem fim”
.
Entre as imagens divulgadas, há registros de Preta Gil durante a infância, incluindo uma foto ao lado do irmão Pedro Gil, que partiu aos 20 anos em um acidente automobilístico no Rio de Janeiro. Outra imagem mostra Preta com sua madrinha, a também saudosa Gal Costa, falecida em 2022. Na ocasião da morte de Gal, Preta havia feito uma homenagem pública, expressando gratidão: “Obrigada por tudo minha madrinha, musa, mãezinha”. O álbum conta ainda com fotos da artista ao lado de sua madrasta, Flora Gil, sua mãe, Sandra Gadelha, seu filho, Francisco, sua neta, Sol de Maria, e diversos irmãos.
Trajetória e Legado
Preta Gil, que iniciou sua carreira musical aos 29 anos, deixou um legado marcante na cultura brasileira. Ela transitou da produção e publicidade para o canto, lançando seu primeiro álbum, “Prêt-à Porter”, que gerou o sucesso “Sinais de Fogo”. Ao longo de sua trajetória, Preta lançou quatro álbuns de estúdio, dois álbuns ao vivo e dois DVDs, além de diversos singles e videoclipes. Firmou importantes colaborações com artistas como Ivete Sangalo, a banda Psirico e sua madrinha Gal Costa.
Um dos pontos altos de sua carreira foi a criação do “Bloco da Preta”, um dos maiores blocos de Carnaval do Rio de Janeiro, que em 2017 arrastou mais de 500 mil foliões em uma homenagem ao Chacrinha, expandindo-se também para o Carnaval da Bahia no mesmo ano. Além da música, Preta Gil atuou em novelas e programas de televisão, e consolidou-se como empresária no setor de mídias digitais e tráfego de influência.
A artista era filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, que também são pais de Pedro e Maria. Preta Gil tinha outros cinco irmãos: Nara e Marília (do casamento de Gil com Belina de Aguiar), e Bem, José e Bela Gil (frutos da união de Gil com Flora). Ela deixou seu filho, Francisco Gil, de 30 anos, e sua neta, Sol de Maria, de 9 anos.
Preta Gil enfrentou um câncer de intestino, diagnosticado em janeiro de 2023. Em janeiro de 2024, chegou a declarar remissão da doença, celebrando a conquista em uma missa em Salvador, na Bahia. No entanto, após um tratamento inicial no Brasil e uma cirurgia em agosto de 2024, a doença reapareceu em outras partes do corpo, levando-a a buscar terapias experimentais em Nova York, nos Estados Unidos, de onde seu corpo foi repatriado em 24 de julho.