A Prefeitura de Glória, por meio da Secretaria Municipal da Educação, concluiu com êxito o Projeto “Caminhos para a Inclusão”,uma formação continuada realizada entre os meses de março e junho deste ano. A iniciativa foi voltada para cuidadores, profissionais da Sala de Recurso e equipe multiprofissional da Educação Especial da rede municipal de ensino.
Com 120 horas de carga horária distribuídas em 11 encontros, o curso foi ofertado pelo Instituto Mandacaru de Desenvolvimento Humano (IMDH) e ministrado por um time de professores graduados, especialistas, mestres e doutores. Durante a formação, foram abordados temas fundamentais como:
- Autocuidado do cuidador e mediador escolar;
- Desafios da educação especial e inclusiva;
- Aspectos legais relacionados à pessoa com deficiência;
- Introdução ao Braille e Libras;
- Psicopedagogia no contexto do autismo e TDAH;
- Saúde mental dos profissionais da educação;
- Altas habilidades e superdotação, entre outros.
A prefeita Vilma Negromonte ressaltou a importância da qualificação para garantir uma educação inclusiva e de qualidade:
Estamos trabalhando para garantir que nossas crianças e jovens com necessidades especiais tenham não apenas acesso à escola, mas também uma educação de qualidade, com profissionais preparados para oferecer dignidade, respeito e oportunidades a cada um deles.”
A secretária municipal da Educação, Deusângela Bacelar, também reforçou o impacto positivo do projeto:
Essa formação foi pensada para ampliar o conhecimento e a prática dos nossos profissionais, assegurando um atendimento mais humanizado e eficaz. A inclusão é um compromisso que abraçamos com responsabilidade e dedicação.”
A certificação dos participantes ocorreu no dia 1º de agosto de 2025, marcando oficialmente a conclusão do projeto.
Com isso, a gestão municipal reafirma seu compromisso com uma educação pública cada vez mais inclusiva, valorizando a diversidade e promovendo o desenvolvimento de todos os alunos da rede.
Por Assessoria de Comunicação de Glória-BA.



