Nesta sexta-feira (1º), 200 famílias de Paulo Afonso, na Bahia, realizaram o sonho da casa própria com a entrega das novas unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, localizadas no Residencial Francisco Chagas de Carvalho. A cerimônia de entrega contou com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, representando o Governo Federal, e da secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari Oliveira.
O evento faz parte de uma ação nacional, que entregou simultaneamente 1.876 moradias em seis cidades brasileiras, incluindo Açailândia (MA), Horizonte (CE), Chapada de Areia (TO), Pojuca (BA) e Paulo Afonso (BA). O objetivo é ampliar o acesso à moradia digna para famílias de baixa renda, promovendo inclusão social e desenvolvimento urbano.
Em Paulo Afonso, o processo de seleção das famílias beneficiadas seguiu critérios estabelecidos em assembleia com o Conselho Municipal de Assistência Social, priorizando mulheres chefes de família, moradores em situação de risco, pessoas com renda igual ou inferior a um salário mínimo, maior número de dependentes e residência mínima de quatro anos no município. Também foram reservadas cotas para idosos e pessoas com deficiência, conforme informações da Prefeitura de Paulo Afonso.
O programa Minha Casa, Minha Vida, retomado pelo Governo Federal em 2023, tem como meta contratar dois milhões de novas unidades até 2026. As regras atuais contemplam famílias com renda mensal bruta de até R$ 8 mil em áreas urbanas, com diferentes faixas de subsídio e financiamento. Entre as novidades, beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) enquadrados na Faixa 1 têm isenção de pagamento de prestações, e as taxas de juros foram reduzidas para as famílias de menor renda.
Durante entrevista recente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que o governo prepara um novo programa habitacional de grande escala, prometendo superar o Minha Casa, Minha Vida. Segundo Lula, a iniciativa deve ser lançada em breve e incluirá linhas de crédito para reforma de imóveis, beneficiando famílias que desejam ampliar ou melhorar suas casas.
“Só para ter ideia, nós estamos pensando em fazer um grande programa habitacional. Eu espero que no final desse mês a gente possa lançar um programa infinitamente maior do que o Minha Casa, Minha Vida. Ele é tão grande que eu não posso te falar o que vai ser, mas vai anunciar esse mês ainda”, declarou em entrevista à RECORD.