A Bahia terá um reforço de 37 novos peritos médicos federais atuando nas Agências da Previdência Social. A medida representa um aumento de 18,97% na força de trabalho atual do estado, que conta com 195 profissionais em operação de perícia médica. A iniciativa faz parte de um plano do Governo Federal para otimizar os serviços previdenciários, impactando diretamente a agilidade dos atendimentos e o combate à fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O ingresso desses novos especialistas é resultado de um concurso público realizado em fevereiro deste ano, encerrando um período de 15 anos sem novas contratações para a área. Nesta quarta-feira (30), o Ministério da Previdência Social publicou no Diário Oficial da União a nomeação dos primeiros 250 profissionais aprovados em todo o país.
Reforço em 22 municípios baianos
Na Bahia, os 37 novos peritos serão distribuídos em 22 municípios estratégicos para a demanda de atendimento. A lista das cidades inclui:
- Alagoinhas
- Barreiras
- Bom Jesus da Lapa
- Euclides da Cunha
- Eunápolis
- Guanambi
- Ilhéus
- Irecê
- Itaberaba
- Itabuna
- Itapetinga
- Jequié
- Livramento de Nossa Senhora
- Paulo Afonso
- Poções
- Porto Seguro
- Santo Antônio de Jesus
- Seabra
- Serrinha
- Teixeira de Freitas
- Valença
- Xique-Xique
Em âmbito regional, o Nordeste receberá um total de 268 novos peritos médicos, o que representa um ganho de 36,31% no quadro geral de profissionais.
Impacto na agilidade do atendimento
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, destacou a relevância da contratação para os segurados.
“Os novos peritos médicos irão trabalhar nos locais em que as pessoas mais precisam, onde a espera por uma perícia é maior. A chegada desses profissionais é muito aguardada e vai gerar um impacto enorme no atendimento da ponta aos nossos segurados”
, declarou o ministro. A distribuição das vagas foi baseada na demanda, considerando o tempo médio de espera por uma perícia médica e a localização mais estratégica para otimizar os atendimentos.
Os 250 peritos médicos nomeados poderão estar em exercício ainda no mês de agosto, após cumprirem os prazos para apresentação de documentos e tomada de posse. O concurso do Ministério da Previdência Social, realizado em 16 de fevereiro, contou com a participação de quase 14 mil candidatos e foi organizado pelo Cebraspe – Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos.