O técnico Rogério Ceni, à frente do Esporte Clube Bahia, detalhou a decisão de alterar o goleiro titular da equipe na partida contra o Juventude. A mudança, que resultou na entrada de Ronaldo em substituição a Marcos Felipe, foi motivada, segundo o treinador, por uma necessidade de preservação psicológica do atleta, após uma falha ocorrida em jogo anterior.
A alteração na escalação se deu poucos dias após a derrota do Bahia para o América de Cali, onde Marcos Felipe falhou no primeiro gol da equipe adversária, em lance que também envolveu o zagueiro Ramos Mingo. Ceni revelou ter tido uma conversa extensa com o goleiro antes da preleção para a partida contra o Juventude.
Motivação da Mudança
“Joguei nessa função muito tempo, uma vez também fui vaiado jogando em São Paulo. A pior coisa para um goleiro é sentir que o torcedor está um pouco… Psicologicamente o Marcos é muito forte, sempre com cabeça boa, trabalha bem. Mas achei que era um momento, conversei com ele uma hora e meia antes da preleção”, disse Rogério Ceni.
O treinador do time baiano enfatizou que a decisão visou proteger Marcos Felipe de um ambiente que poderia se tornar hostil. Ele ressaltou a força mental do goleiro, mas considerou que o momento pedia uma ação preventiva. A oportunidade foi então concedida a Ronaldo.
“Achei que era momento de dar oportunidade para o Ronaldo jogar. Isso não impede que ele volte e seja titular novamente em outros jogos, mas achei que era uma atmosfera que caminhava para se tornar desagradável. Por isso preferi. São dois ótimos goleiros. Ronaldo foi bem, mas não foi tão exigido assim. De momento, feeling que você tem que ter”, completou Ceni.
Ronaldo, que assumiu a meta do Bahia, teve uma atuação considerada positiva pelo técnico, embora não tenha sido submetido a grandes exigências durante o confronto.
Próximos Confrontos
Agora, o Esporte Clube Bahia direciona seu foco para a Copa do Brasil. O próximo compromisso é válido pelas oitavas de final do torneio, contra o Retrô-PE, nesta quarta-feira (30), às 19h30, na Arena Fonte Nova, em Salvador, na Bahia. Posteriormente, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, o Bahia enfrentará o Sport no sábado (02), às 16h, na Ilha do Retiro, em Recife, Pernambuco.