O Esporte Clube Juventude, de Caxias do Sul, busca neste domingo (21) a primeira vitória como visitante no Campeonato Brasileiro da Série A. A equipe gaúcha, que enfrenta o Esporte Clube Bahia na Arena Fonte Nova, às 18h30 (horário de Brasília), pela 17ª rodada, acumula um histórico de seis derrotas em seis jogos disputados fora de seus domínios na atual edição do torneio.
Desempenho Defensivo
Além do desempenho insatisfatório longe de casa, o Juventude se destaca negativamente por possuir a pior defesa da Série A de 2025. Até o momento, o time sofreu um total de 29 gols. Dessas seis partidas como visitante, três terminaram em goleadas, evidenciando a fragilidade defensiva do clube. Os placares foram: 2 a 0 contra o Botafogo, 6 a 0 contra o Flamengo, 3 a 1 diante do Internacional, 5 a 0 para o Fortaleza, 1 a 0 contra o Red Bull Bragantino e 4 a 0 para o Cruzeiro.
A situação defensiva do clube de Caxias do Sul é ainda mais alarmante quando comparada às outras divisões do futebol nacional. O Juventude detém a segunda defesa mais vazada entre todas as quatro divisões do Campeonato Brasileiro. Apenas o Humaitá, da Série D, apresenta um número maior de gols sofridos, com 41 em 13 confrontos.
Situação na Tabela e Arbitragem
Na classificação do Campeonato Brasileiro, o Bahia ocupa a sexta posição, com 25 pontos somados. Por outro lado, o Juventude amarga a 18ª colocação, na zona de rebaixamento, com apenas 11 pontos. A partida deste domingo contará com a arbitragem de Matheus Delgado Candancan, de São Paulo. Ele será auxiliado por Daniel Paulo Ziolli e Leandro Matos Feitosa, ambos também de São Paulo. A responsabilidade pelo VAR será de Gilberto Rodrigues Castro Junior, de Pernambuco.