A conta de energia elétrica para os consumidores na Bahia passará por um reajuste e ficará mais cara a partir de agosto. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na última sexta-feira, 25 de julho, que a bandeira tarifária para o mês de agosto será a vermelha patamar 2, a mais elevada do sistema. Essa mudança implicará um acréscimo de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Impacto dos Reservatórios
A decisão da Aneel reflete a situação crítica dos reservatórios das usinas hidrelétricas em todo o território nacional. Com os níveis de água em patamares baixos, o sistema elétrico nacional é forçado a acionar usinas termelétricas, que possuem um custo de geração de energia significativamente maior, para garantir o suprimento da demanda.
Uso Consciente
A agência reguladora enfatiza a necessidade de os consumidores adotarem práticas de uso consciente e responsável da energia elétrica, especialmente diante da aplicação da bandeira vermelha patamar 2. A bandeira vermelha patamar 1 já estava em vigor desde junho, também em decorrência da escassez de água nos reservatórios do país. A atual conjuntura agrava a dependência por fontes de energia mais onerosas.