A prefeitura de Salvador, na Bahia, iniciou a contratação de estudos especializados para avaliar a exploração econômica, gestão, operação e manutenção de áreas localizadas nas estações do BRT da capital e no Terminal de Transbordo Mané Dendê. A medida visa otimizar o uso desses espaços públicos, buscando a implantação de novos serviços e comércios.
Conforme informações acessadas pela reportagem, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) formalizou a contratação dos serviços técnicos. O foco está nas áreas comuns situadas abaixo dos viadutos das estações BRT Cidadela, Hiper, Pituba e Pedrinhas. Além dessas, o Terminal Mané Dendê, localizado no Complexo da Ilha Amarela, no Subúrbio Ferroviário, também será objeto de análise para possíveis projetos de exploração econômica.
Detalhamento do Contrato
A Semob esclareceu que o contrato se refere especificamente a estes estudos, que serão conduzidos pela SalvadorPar. Esta entidade, uma empresa de economia mista que integra a gestão municipal soteropolitana, possui autorização para ser criada. A contratação da SalvadorPar ocorreu por meio de dispensa de licitação, mediante outorga. O processo para iniciar esses estudos está pendente desde abril de 2024, período em que as primeiras seções do equipamento de transporte foram inauguradas.
Projetos Anteriores de Revitalização
A iniciativa de explorar comercialmente essas áreas sucede a entrega, em 2024, pelo prefeito Bruno Reis, de um projeto de urbanização dos espaços livres sob os elevados das estações Hiper e Cidadela, na Avenida ACM. Com um investimento de aproximadamente R$ 18 milhões, essa obra faz parte das comemorações dos 475 anos da capital baiana.
A revitalização incluiu a instalação de uma vasta gama de equipamentos, como lojas comerciais, um parque infantil e diversas estruturas esportivas. Entre elas, destacam-se:
- Um campo de futebol;
- Duas quadras poliesportivas;
- Quadra de basquete;
- Estrutura para futmesa;
- Quadra de areia e futevôlei;
- Mesas de tênis;
- A maior pista de skate da cidade.
Adicionalmente, foram implementadas academias ao ar livre, um bicicletário e praças destinadas ao convívio social, completando a infraestrutura que pode abrigar comércios de bairro e oferecer serviços essenciais aos usuários do transporte público que circulam por essas estações.