O Esporte Clube Vitória figura na primeira posição entre os times da Série A do Campeonato Brasileiro que mais sofreram gols nos minutos finais das partidas. Essa recorrência foi evidenciada no recente empate em 2 a 2 com o Sport, no Estádio Manoel Barradas, em Salvador, na Bahia, quando o time baiano permitiu o gol de empate adversário aos 53 minutos do segundo tempo, pouco depois de ter marcado o que parecia ser o gol da vitória aos 49.
A situação não foi isolada no confronto contra o Sport, onde inclusive o primeiro gol adversário também ocorreu nos minutos derradeiros da etapa complementar. Conforme um levantamento realizado pelo Gato Mestre, plataforma do Globo Esporte, o Vitória já foi vazado em cinco ocasiões após os 40 minutos do segundo tempo, em um total de 16 jogos disputados na atual edição da Série A.
Impacto nos resultados
Essa vulnerabilidade defensiva nos instantes finais de jogo impactou diretamente os resultados do Leão da Barra. Um exemplo notável foi a derrota por 2 a 1 para o Internacional, onde o gol de Bruno Tabata foi assinalado no “apagar das luzes”. Sob o comando técnico de Carpini, o Vitória também sofreu gols decisivos no fim da partida na derrota por 2 a 1 para o Flamengo e no empate em 2 a 2 com o Atlético-MG.
Outras equipes da elite do futebol nacional também enfrentam dificuldades semelhantes. Na sequência do ranking, Internacional, Santos, Sport e Vasco da Gama aparecem com quatro gols sofridos após os 40 minutos do segundo tempo.
Em contraste, na outra extremidade da lista, times como Flamengo, Botafogo, Cruzeiro, Corinthians e Mirassol demonstram maior solidez defensiva nos momentos cruciais, tendo sido vazados apenas uma vez no fim dos jogos até o momento.
Confira o ranking
Abaixo, a lista detalhada de gols sofridos na Série A a partir dos 40 minutos do segundo tempo:
- Vitória: cinco gols
- Internacional, Santos, Sport e Vasco: quatro gols
- Atlético-MG, Bragantino, Ceará, Fluminense, Juventude, Palmeiras e São Paulo: três gols
- Bahia, Fortaleza e Grêmio: dois gols
- Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo e Mirassol: um gol