A China deu um passo significativo para a mobilidade aérea do futuro ao certificar uma aeronave de decolagem e pouso vertical (eVTOL) de grande porte para operações comerciais. Desenvolvida pela empresa chinesa Autoflight, o modelo CarryAll V2000CG, com capacidade máxima de decolagem de duas toneladas, recebeu os três certificados essenciais de aeronavegabilidade, um marco inédito para veículos dessa categoria.
Conhecida como “carro voador”, a aeronave elétrica não tripulada combina a capacidade de decolagem vertical de um helicóptero com a eficiência de voo de uma aeronave de asa fixa. O eVTOL possui uma capacidade de carga de 400 quilos, velocidade de cruzeiro de aproximadamente 200 km/h e um alcance máximo de 200 km, segundo informações da Autoflight.
A certificação, que inclui o Certificado de Tipo, Certificado de Produção e Certificado de Aeronavegabilidade, posiciona o CarryAll V2000CG como um potencial pioneiro na implantação comercial de voos em baixa altitude. A empresa fabricante destacou a importância do feito em comunicado.
“Este é um avanço em tecnologia e certificação que transforma aeronaves eVTOL de grande porte de conceito em realidade”, disse a Autoflight.
Características Técnicas do eVTOL
Projetada para operar em espaços reduzidos, a aeronave se mostra ideal para diversas aplicações, incluindo entregas de carga, transporte de suprimentos em emergências e missões de resposta a desastres. Seu sistema de propulsão elétrica assegura uma operação mais silenciosa e limpa, comparado a aeronaves convencionais.
O investimento chinês na “economia de baixa altitude” tem impulsionado a demanda por tecnologias como essa. Cidades como Shenzhen, no sul da China, já operam cerca de 300 rotas logísticas para drones, conectando diferentes pontos urbanos. Dongguan e Shenyang também realizam iniciativas para explorar os serviços de baixa altitude em setores como logística, serviços públicos e turismo.
O mercado global de eVTOLs demonstra um crescente interesse, com empresas chinesas firmando acordos de grande porte. A TCab Tech, por exemplo, fechou um contrato de US$ 1 bilhão para 350 aeronaves E20, e o Bank of China adquiriu 100 aeronaves VE25 da Volant. Esses movimentos reafirmam o papel central que essas aeronaves elétricas devem desempenhar no futuro da mobilidade aérea urbana e no transporte de cargas, especialmente em áreas densamente povoadas ou de difícil acesso.