Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Garota de programa morre após ser contratada para realizar “fetiche doido”

Jovem de 18 anos é preso com revólver calibre .38 e munições no BTN III, em Paulo Afonso

Homem embriagado resiste à prisão, é flagrado com drogas e danifica viatura da PM em Paulo Afonso

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Campanha Vacina da Gripe - Governo da Bahia
Polícia e investigação

Operação Entre Lobos: advogados são presos por golpe contra idosos

Dois advogados foram presos em Salvador na Operação Entre Lobos, que combate organização criminosa que fraudava idosos e aposentados em cinco estados do Brasil.

Última atualização: 22/07/2025 13:33
Compartilhar
Foto: Divulgação / Mp-Sc
Foto: Divulgação / MP-SC
Compartilhar

Dois advogados foram presos em Salvador nesta terça-feira (22) durante a Operação “Entre Lobos”. A ação, deflagrada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) com apoio de Santa Catarina, visa desarticular uma organização criminosa especializada em estelionato, lavagem de dinheiro e crimes contra idosos.

- Anúncio-

A operação ocorre simultaneamente em mais quatro estados: Santa Catarina, Ceará, Rio Grande do Sul e Alagoas. No total, as autoridades cumprem 13 mandados de prisão (oito preventivas e cinco temporárias) e 35 mandados de busca e apreensão. Além disso, 25 veículos foram alvo de apreensão e 16 ordens de bloqueio de contas bancárias, com valores que podem chegar a R$ 2 milhões por investigado ou empresa envolvida, foram emitidas.

Esquema de Fraude

As investigações apontam que a organização criminosa é liderada por cinco advogados e conta com ao menos 17 integrantes. O grupo atuava na prática de patrocínio infiel e aplicava golpes contra aposentados e pessoas em situação de vulnerabilidade, principalmente idosos, por meio de um sofisticado esquema de cessões de créditos judiciais fraudadas.

As vítimas, com idade média de 69 anos, eram abordadas sob a falsa promessa de ajuizamento de ações revisionais de contratos bancários. Sem o conhecimento dos clientes, após o início desses processos judiciais, as vítimas eram induzidas a assinar contratos de cessão de crédito por valores muito abaixo do que realmente teriam direito a receber. Para dar uma aparência de legalidade à fraude, os idosos eram frequentemente levados a cartórios para reconhecimento de firma.

- Anúncio-

Captação e Vítimas

Para captar os idosos, a organização utilizava o “Instituto de Defesa do Aposentado e Pensionista (IDAP)” como fachada institucional. O site do instituto era usado em todo o país para atrair aposentados, que, ao acessá-lo, eram levados a assinar documentos que permitiam à organização ajuizar ações judiciais em seus nomes e, posteriormente, desviar os créditos resultantes.

Até o momento, foram identificadas aproximadamente 215 vítimas desse esquema criminoso. Contudo, há indícios de que o número real de pessoas lesadas pode superar a marca de mil nos estados onde a operação está em andamento, evidenciando a vasta amplitude da atuação do grupo.

- Advertisement -

Na Bahia, a execução da operação contou ainda com o apoio da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), reforçando a atuação integrada das forças de segurança.

TAGS:advogadoscrime organizado

MAIS LIDAS

Homem embriagado resiste à prisão, é flagrado com drogas e danifica viatura da PM em Paulo Afonso
Polícia e investigação
Foto: Reprodução / Achei Sudoeste
Mulher agredida em frente a bar em Guanambi; suspeito fugiu
Polícia e investigação
Acidente em São José da Tapera mata pai e filha; subtenente da PM é socorrido
Polícia e investigação
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Fotos: Reprodução / Google Street View
Polícia e investigação

Explosão em churrascaria de Mar Grande deixa oito feridos

Foto: Divulgação
Polícia e investigação

PM recupera duas motos com registro de furto/roubo em Salvador

(Imagem: Vadim Sadovski/Shutterstock)
Polícia e investigação

Idosa de 80 em Hokkaido perde 1 milhão de ienes em golpe nas redes

Foto: Reprodução / Alô Juca
Polícia e investigação

Homem finge ser aluno, entra em faculdade de Salvador e leva celulares

Polícia e investigação

Criminosos invadem igreja pelo telhado; padre encontra templo revirado em Jeremoabo

Foto: Reprodução / Redes Sociais
Polícia e investigação

Latrocínio em Feira de Santana: mulher de 35 anos encontrada morta

Polícia e investigação

Menina de 2 anos morre carbonizada no interior da Bahia

Polícia e investigação

Imagens revelam relação íntima entre ex-deputado e líder do Comando Vermelho

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?