A cantora Preta Gil, que teve seu falecimento confirmado no último domingo (20), expressou o desejo de ser enterrada em Salvador, na Bahia. A artista, que estava nos Estados Unidos para tratamento contra um câncer, faleceu em Nova Iorque e seu corpo aguarda repatriação ao Brasil.
De acordo com informações veiculadas pela coluna de Fábia Oliveira, no site Metrópoles, este era um dos últimos desejos da cantora. Ela teria compartilhado com amigos próximos que, ciente da seriedade de sua condição de saúde, gostaria que seu velório ocorresse no Rio de Janeiro e o sepultamento na capital baiana.
Repatriação do Corpo
A família de Preta Gil, incluindo seu pai Gilberto Gil e Flora Gil, emitiu uma nota oficial confirmando o óbito e informando sobre os trâmites para trazer o corpo da artista de volta ao Brasil. No comunicado, solicitaram compreensão do público e da imprensa diante do momento delicado que atravessam.
É com tristeza que informamos o falecimento de Preta Maria Gadelha Gil Moreira, em Nova Iorque, onde estamos neste momento cuidando dos procedimentos para sua repatriação ao Brasil. Pedimos a compreensão de tantos queridos amigos, fãs e profissionais da imprensa enquanto atravessamos esse momento difícil em família.
Tratamento nos EUA
A viagem de Preta Gil para os Estados Unidos ocorreu em maio deste ano, logo após o Dia das Mães, com o objetivo de buscar um tratamento experimental para a doença. Contudo, os procedimentos não resultaram em melhora do quadro clínico, e os médicos nos EUA diagnosticaram a disseminação do câncer pelo corpo da cantora.
A piora em seu estado de saúde foi registrada na quarta-feira (16). Preta Gil estava cercada por seus familiares, incluindo seu filho, Fran Gil, e a neta, Sol de Maria, além da sobrinha Flor Gil. A amiga Carolina Dieckmann também conseguiu viajar aos EUA com o intuito de acompanhar a cantora em seu retorno ao país, mas Preta Gil não resistiu.