Uma equipe da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), o BahiaRT, conquistou o primeiro lugar na categoria “Flying Robots” (robôs voadores ou drones) no Campeonato Mundial de Robótica e Inteligência Artificial, a RoboCup 2025. O evento, que acontece no Centro de Convenções de Salvador, na Bahia, ainda está em curso e será finalizado na próxima segunda-feira (21).
A modalidade vitoriosa é uma inovação criada por brasileiros e, embora ainda não faça parte formalmente da RoboCup, já demonstrou grande potencial. A equipe BahiaRT foi a única representante da Bahia nessa categoria específica.
Destaque em Aprendizagem Profunda
José Grimaldo, líder da equipe de drones, informou ao g1 que o grupo se sobressaiu por sua proficiência em aprendizagem profunda. Esse conhecimento foi fundamental para a detecção de gestos humanos e a identificação de pontos de interesse dentro da arena de competição.
“Cada uma dessas [atividades] foi importante para realizar missões, respectivamente, de controle de drones através de gestos e também de pouso em bases móveis”, explicou Grimaldo.
Além das provas focadas em gestos e pouso, a categoria de drones incluiu desafios complexos. Entre as atividades estavam a entrega de kits de primeiros socorros, a realização de inspeções detalhadas e a busca por vítimas em áreas de difícil acesso, demonstrando a versatilidade e as aplicações práticas da tecnologia de drones desenvolvida.