O Esporte Clube Bahia garantiu um empate por 1 a 1 com o Fortaleza na Arena Castelão, em partida válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, neste sábado (19). O jogo marcou o reencontro das equipes dez dias após se enfrentarem na Copa do Nordeste e a estreia do técnico Renato Paiva no comando do time cearense.
A primeira etapa do confronto foi marcada por um início de pressão do Fortaleza, embora a primeira grande oportunidade tenha sido do Bahia, com Lucho Rodríguez desperdiçando uma chance clara. Aos 29 minutos, o Fortaleza abriu o placar com um golaço de Marinho, após rebote do goleiro Marcos Felipe. O Bahia tentou reagir, mas Lucho Rodríguez novamente não conseguiu converter as oportunidades criadas.
Reação no Segundo Tempo
A equipe baiana retornou para o segundo tempo com uma postura mais dominante, criando diversas chances. Luciano Juba tentou encobrir o goleiro Magrão, e Everton Ribeiro acertou o travessão em um chute de fora da área. Aos 14 minutos, Everton Ribeiro chegou a marcar de cabeça, mas o gol foi anulado pelo VAR devido a uma falta de Mingo no início da jogada. Ademir também teve uma oportunidade com o gol aberto, mas foi impedido pelo gramado.
A persistência do Esquadrão de Aço foi recompensada aos 34 minutos. Após uma cobrança de falta de Rodrigo Nestor que bateu na barreira, o jogador chutou novamente, a bola desviou em um zagueiro do Fortaleza e enganou o goleiro Magrão. Inicialmente, o gol foi anulado por impedimento sinalizado pelo bandeirinha, que acreditava em um toque de David Duarte. Contudo, a revisão do VAR confirmou a legalidade do gol, validando o empate para o Bahia.
Situação na Tabela e Próximos Desafios
Nos minutos finais, o Fortaleza pressionou e teve um gol anulado por toque de mão, além de quase marcar após falha da defesa tricolor. O Bahia ainda reclamou de um pênalti em Cauly nos acréscimos, mas o árbitro não marcou e o VAR não interveio. Com o resultado, o Bahia alcançou 25 pontos e ocupa a 4ª colocação, mas pode ser ultrapassado até o final da rodada. O Fortaleza, por sua vez, soma dez jogos sem vitória e permanece na vice-lanterna, com 11 pontos.
O Esporte Clube Bahia tem um próximo compromisso pela Copa Sul-Americana, enfrentando o América de Cali na Colômbia, na terça-feira (22), às 21h30, pelo jogo de volta do playoff. Pela Série A, o time volta a campo no domingo (27), às 18h30, contra o Juventude, na Arena Fonte Nova, pela 17ª rodada.