Um blogueiro conhecido por sua atuação em Vitória da Conquista e Anagé, ambas no sudoeste da Bahia, foi preso em flagrante pela Polícia Civil sob acusações de extorsão e difamação qualificada na última sexta-feira, dia 18. A prisão de Ricardo Nolasco, que conta com mais de 144 mil seguidores em seu perfil no Instagram, ocorreu após uma denúncia detalhada.
Investigação e denúncia
A investigação teve início quando a mãe de um adolescente procurou o Núcleo da Criança e do Adolescente (NCA) da polícia. Ela relatou que Nolasco teria exigido uma quantia em dinheiro em troca da remoção de dois vídeos de suas plataformas online – o blog e a página do Instagram. As imagens, segundo a denúncia, mostravam seu filho e outro menor de idade em uma situação de exposição pública não permitida pela legislação. A natureza exata da exposição não foi detalhada pelas autoridades.
Ação policial e histórico
Após a coleta de depoimentos das vítimas e de testemunhas, além da reunião de provas substanciais, uma equipe do NCA efetuou a prisão do blogueiro. A ação policial contou com o suporte da Delegacia Territorial de Anagé, cidade vizinha onde Ricardo Nolasco também mantinha atuação.
De acordo com informações fornecidas pela polícia, há múltiplos registros de ocorrências policiais contra Ricardo Nolasco em ambas as cidades. Essas ocorrências abrangem uma gama de delitos, desde crimes contra crianças e adolescentes até casos relacionados a patrimônio. As autoridades ressaltaram que esta prisão por extorsão representa o segundo incidente do tipo envolvendo o blogueiro somente nesta semana.
Próximos passos
A reportagem do g1 está tentando contatar a defesa de Ricardo Nolasco para obter um posicionamento sobre as acusações, mas não obteve sucesso até a última atualização desta matéria. O caso segue sob investigação.