A tecnologia de reconhecimento facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) localizou e prendeu dois foragidos da Justiça na manhã desta sexta-feira (18). As prisões ocorreram nas cidades de Santo Antônio de Jesus e Itamaraju e elevam para 1.231 o número de capturas realizadas pela ferramenta apenas em 2025. Os indivíduos eram procurados por crimes como violência contra mulher e dívida de pensão alimentícia.
Em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, a detecção da foragida foi possível após um alerta emitido pelo Centro Integrado de Comunicações (CICOM) local. Equipes do 14º Batalhão de Polícia Militar agiram prontamente e conduziram a mulher à 1ª Delegacia Territorial do município.
Avanço tecnológico na segurança
Simultaneamente, em Itamaraju, militares da 43ª Companhia Independente de Polícia Militar efetuaram a prisão de outro foragido, alertados pelo CICOM de Teixeira de Freitas. Os mandados de prisão foram cumpridos e os indivíduos foram apresentados às autoridades competentes.
O sistema de reconhecimento facial da SSP-BA tem demonstrado um papel estratégico no combate à criminalidade no estado da Bahia. Desde sua implementação em 2019, a tecnologia já contribuiu para a prisão de um total de 3.617 pessoas que possuíam mandados de prisão em aberto.
A SSP-BA continua a investir em tecnologias como o reconhecimento facial para aprimorar as operações de segurança pública e garantir a localização de indivíduos procurados pela Justiça em todo o território baiano.