A cidade de Ipirá, localizada no centro-norte da Bahia, foi o município com o maior registro de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) na Bacia do Jacuípe durante o primeiro semestre de 2025. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e indicam que a localidade contabilizou nove casos de violência letal no período, sendo oito homicídios dolosos e um feminicídio.
Cenário Regional
O levantamento estadual da SSP-BA, que mapeou um total de 2.069 mortes violentas em toda a Bahia nos primeiros seis meses do ano, destaca a situação na Bacia do Jacuípe. Esta região, que abrange 15 cidades, registrou 38 crimes letais intencionais entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2025. As informações foram confirmadas pelo Calila Notícias, parceiro do Bahia Notícias.
Outros municípios na Bacia do Jacuípe também apresentaram números relevantes. Riachão do Jacuípe ficou em segundo lugar no ranking regional, com sete casos de CVLI, que incluem cinco homicídios dolosos, um feminicídio e uma morte decorrente de lesão corporal seguida de morte. Capim Grosso e Mairi registraram seis homicídios dolosos cada um.
Municípios Sem Ocorrências
Em contraste com as cidades com maior incidência, quatro municípios da região não tiveram nenhum registro de Crime Violento Letal Intencional no primeiro semestre de 2025. São eles: Capela do Alto Alegre, Pintadas, Quixabeira e Várzea da Roça.
Panorama dos CVLI na Bacia do Jacuípe (1º de janeiro a 30 de junho de 2025):
- Ipirá: 9 (8 homicídios dolosos e 1 feminicídio)
- Riachão do Jacuípe: 7 (5 homicídios dolosos, 1 feminicídio e 1 lesão corporal seguida de morte)
- Capim Grosso: 6 homicídios dolosos
- Mairi: 6 homicídios dolosos
- Pé de Serra: 2 homicídios dolosos
- São José do Jacuípe: 2 homicídios dolosos
- Baixa Grande: 1 homicídio doloso
- Gavião: 1 homicídio doloso
- Nova Fátima: 1 homicídio doloso
- Serra Preta: 1 homicídio doloso
- Várzea do Poço: 1 homicídio doloso
- Capela do Alto Alegre: 0
- Pintadas: 0
- Quixabeira: 0
- Várzea da Roça: 0
Os dados apresentados fazem parte do levantamento oficial contínuo da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, que monitora os indicadores de criminalidade em todo o território estadual.