Na noite desta sexta-feira (11), moradores de Paulo Afonso, na Bahia, e de cidades vizinhas foram surpreendidos por um apagão que deixou a região completamente às escuras por horas. O incidente ocorreu após um clarão seguido de uma explosão, registrado em vídeo e amplamente compartilhado nas redes sociais, momentos antes da interrupção do fornecimento de energia.
Segundo relatos de testemunhas, o clarão teria ocorrido em equipamentos da linha de transmissão, mas a informação ainda não foi confirmada oficialmente. Imagens publicadas nas redes sociais mostram o Centro de Paulo Afonso totalmente escuro, evidenciando a extensão do apagão.
O fornecimento de energia começou a ser restabelecido de forma gradativa ainda na noite de sexta-feira. Em comunicado automático enviado aos clientes, a Neoenergia Coelba informou que as equipes estavam empenhadas no reparo e previu a normalização do serviço até as 22h20 do mesmo dia, pedindo desculpas pelo transtorno causado.
Até o momento, nem a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) nem a Neoenergia Coelba divulgaram nota detalhando as causas do apagão ou a área total afetada. A origem da explosão segue em apuração, e novas informações devem ser divulgadas assim que os órgãos responsáveis se pronunciarem.