O Esporte Clube Vitória deu início a uma nova fase sob o comando do técnico Fábio Carille. Nesta sexta-feira, o treinador realizou o primeiro trabalho com o elenco, em preparação para o confronto deste sábado, às 16h30 (horário de Brasília), contra o Internacional, no Estádio Beira-Rio. A partida é válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Carille, que assume a equipe baiana com o objetivo de reverter a situação no torneio nacional, expressou otimismo após as primeiras interações com os jogadores. O técnico ressaltou a receptividade positiva do grupo e sua motivação pessoal para o desafio.
Primeiras impressões e motivação
“O que mais motivou é essa camisa, respeitada, um torcedor apaixonado. Por conhecer muitos jogadores, não de trabalhar junto, mas de estar acompanhando. Acreditar que a gente pode se recuperar muito bem dentro da competição”, declarou Carille sobre sua chegada ao clube.
O treinador salientou que o calendário apertado das primeiras semanas exigirá um foco maior em conversas e reuniões táticas, devido ao reduzido tempo para treinos em campo. Ele reforçou a necessidade de um trabalho árduo e com “pés no chão” para alcançar os resultados esperados, projetando um grupo que a “nação rubro-negra vai ter orgulho”.
Esquema tático e desafios do Brasileirão
Fábio Carille também detalhou sua preferência tática e a abordagem inicial para o time. Ele explicou que, neste momento, grandes mudanças seriam prejudiciais e que ajustou alguns conceitos de ataque e defesa. Sua principal formação para o Vitória será o 4-2-3-1, mas não descartou adaptações futuras.
“Independente se vão chegar jogadores ou não, a forma que mais gosto de jogar é o 4-2-3-1, isso que vou trabalhar”, afirmou o técnico. Ele acrescentou que o mercado e as características de novos atletas podem influenciar a escolha de outros esquemas, como o 4-1-3-2 ou formações com três zagueiros.
O comandante do time de Salvador destacou a dificuldade crescente do Campeonato Brasileiro e a importância da organização. “Respostas foi muito boa, espero que a gente leve organização e uma disputa maior para dentro de campo para buscar esse resultado positivo fora de casa”, concluiu Carille, mirando o primeiro triunfo de sua gestão no Brasileirão.