Tássio Brito foi eleito o novo presidente do Partido dos Trabalhadores na Bahia, conquistando 73,15% dos votos válidos no Processo de Eleição Direta (PED) 2025. A apuração foi finalizada pela Executiva Estadual na noite de segunda-feira (7). Sua posse está prevista para setembro, marcando o fim do mandato de Éden Valadares, no cargo desde 2018.
A votação ocorreu no domingo (6) em todo o estado da Bahia, e o PT informou que mais de 40 mil filiados participaram do pleito, um número recorde para a sigla no estado. Na próxima quinta-feira (11), uma reunião da Executiva Estadual definirá a composição do novo Diretório Estadual com a distribuição das chapas.
Apoio e Reconhecimento
Em declaração, Tássio Brito agradeceu o apoio recebido de aliados, militantes e lideranças, ressaltando a união de 10 correntes políticas que respaldaram sua candidatura. Ele também mencionou o suporte do atual presidente, Éden Valadares, e do senador Jaques Wagner (PT-BA). O dirigente fez questão de reconhecer a participação de seus concorrentes internos: Jonas Paulo, Elen Coutinho, Gabriel Cavalcante, Rodrigo Riela e Rodrigo Pereira.
“O nosso desafio é estar perto e conectado com cada cidade do PT na Bahia. Sei o olhar de esperança que muitos depositaram nessa candidatura e tenho plena consciência da responsabilidade de dirigir esse partido, que é instrumento de luta dos trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou Tássio. “Será a tarefa mais honrosa da minha vida política, e vou me dedicar dia e noite para cumpri-la da melhor forma possível”, completou, destacando o empenho nas futuras reeleições do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues.
Histórico Político
“Que outro partido no Brasil mobiliza toda sua base de filiados para eleger diretamente suas direções? Somente o PT. Foi uma votação recorde”, declarou Éden Valadares, presidente que antecederá Tássio, ao parabenizar o sucessor e celebrar o processo democrático.
Tássio Brito possui uma trajetória política oriunda do movimento estudantil, com engajamento em frentes populares. Ele foi dirigente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e atuou ativamente junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Ex-dirigente estadual da Juventude do PT, Brito também coordenou a campanha bem-sucedida de Jerônimo Rodrigues ao governo da Bahia em 2022. Internamente, seu nome é visto como representação de renovação combinada com enraizamento político e forte conexão com a base social do partido.