O ator baiano Wagner Moura foi oficialmente agraciado com o prêmio de melhor ator do último Festival de Cannes, distinção concedida em maio por sua performance no filme “O Agente Secreto”. A cerimônia de entrega da honraria ocorreu no último sábado (5), no prestigiado Museu do Louvre, em Paris, e foi conduzida pela atriz francesa Juliette Binoche.
Ausência e Representação
Apesar do reconhecimento, Wagner Moura não pôde estar presente na solenidade em virtude de um compromisso profissional em Londres. De acordo com informações veiculadas pela Folha de S. Paulo, a estatueta foi recebida em seu nome por Kleber Mendonça Filho, diretor do longa-metem e também laureado com o prêmio de melhor direção no mesmo festival.
Minutos após o anúncio da premiação, o ator realizou uma chamada de vídeo para o diretor, expressando sua satisfação e lamentando a ausência. “Queria estar aí com vocês, mas estou aqui tomando uma taça de vinho”, declarou Moura na ocasião.
Contexto do Festival
A entrega dos prêmios precedeu a projeção de “O Agente Secreto” ao ar livre nos renomados jardins do Louvre. O filme brasileiro, que ainda não teve sua estreia no circuito cinematográfico francês, encerrou a programação do Cinéma Paradiso Louvre. Este festival anual de verão oferece exibições gratuitas de filmes em um pátio interno do museu, conhecido como Cour Carrée.
Nesta edição, o evento parisiense também exibiu outras produções, como “Amor à Flor da Pele” (2000), do cineasta chinês Wong Kar-Wai, e “Twin Peaks” (1992), de David Lynch, que configurou uma homenagem ao cineasta americano, falecido em janeiro passado.