Imagens de um sistema de segurança capturaram o prefeito de Gongogi, Adriano Mendonça (Avante), dirigindo-se à residência do vereador Tércio Enfermeiro (Republicanos) com proferimento de ameaças e xingamentos. O incidente ocorreu na noite da última quarta-feira (2) no Médio Rio de Contas, no Sudoeste da Bahia.
O vídeo mostra Mendonça desembarcando de um veículo e iniciando uma série de agressões verbais contra o parlamentar. Frases como “Você não é homem”, “desça, covarde”, “desce aí, viado”, “vagabundo” e “descarado” foram registradas durante a altercação. Uma mulher, identificada como esposa do vereador, interveio, pedindo calma e mencionando sua gravidez, além de sugerir que o prefeito não deveria se guiar por “fuxicos”.
Ataque ignora apelos e gera repúdio
Apesar dos apelos da mulher, o gestor municipal persistiu nas ameaças, chegando a afirmar que confrontaria o vereador “no braço” ou “dentro da câmera”. A motivação exata para o comportamento do prefeito não foi detalhada nas informações disponíveis.
Após o ocorrido, o vereador Tércio Enfermeiro divulgou uma nota de repúdio por meio de suas redes sociais. No comunicado, o vereador expressou sua indignação com a postura do prefeito:
É com profunda indignação que venho, por meio desta, manifestar meu total repúdio à atitude desrespeitosa e inaceitável do prefeito Adriano Mendonça, que, de forma desequilibrada e ofensiva, foi até minha residência e proferiu palavras de baixo calão, em um ato de agressão verbal inaceitável e incompatível com a postura que se espera de um gestor público.
A situação gerou repercussão na cidade de Gongogi, no interior da Bahia.