Um estudo recente da Universitat Rovira i Virgili, na Espanha, indica uma possível associação entre a exposição a metais pesados e a prevalência de Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). A pesquisa, publicada no Journal of Attention Disorders, investigou a concentração de diversas substâncias na urina de crianças.
A equipe de pesquisadores analisou 15 substâncias em amostras de urina de 190 crianças, com idades entre 6 e 15 anos. Desse total, 124 participantes já tinham o diagnóstico de TDAH.
Substâncias e sintomas
Crianças que apresentavam as maiores concentrações de chumbo, cádmio, cobre e antimônio na urina mostraram uma incidência mais elevada do transtorno. Os pesquisadores observaram ainda que níveis elevados de cobre e cádmio foram correlacionados com a gravidade dos sintomas de desatenção, enquanto maiores quantidades de cobre e antimônio podem estar ligadas a um aumento em comportamentos de hiperatividade e impulsividade.
Os metais analisados são comuns no cotidiano, e a exposição pode ser mitigada por meio de ações simples, como o uso de filtros de água, boa higiene e a moderação no consumo de grãos como arroz, trigo e cevada. No entanto, é fundamental destacar que a pesquisa não estabelece uma relação de causa e efeito direta entre os elementos e o desenvolvimento do TDAH, além de não ter considerado fatores genéticos, que são reconhecidos como causas do transtorno.
O que é TDAH?
O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade é um transtorno neurobiológico de origem genética que afeta uma parcela significativa da população mundial, entre 5% e 8%. No Brasil, estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas convivam com a condição.
O TDAH se manifesta por dificuldades na atenção, hiperatividade e impulsividade, impactando a capacidade de concentração, organização e o controle do comportamento. Embora frequentemente diagnosticado na infância, o transtorno pode persistir na vida adulta. O tratamento usualmente adota uma abordagem multidisciplinar, que pode incluir medicação, terapia comportamental e intervenções educacionais.