O mundo da música brasileira perdeu, neste sábado (7), um de seus grandes talentos: Douglas Mendes, violinista gaúcho de 36 anos, faleceu em Encruzilhada do Sul (RS) após enfrentar complicações decorrentes de um câncer diagnosticado em 2024, agravado por problemas renais. A notícia foi confirmada por sua companheira, Mirela, em publicação nas redes sociais do artista, emocionando fãs e colegas de profissão.
Natural de Encruzilhada do Sul, Douglas Mendes iniciou sua carreira profissional em 2014, integrando o Grupo Sinfonia Gaúcha. Com o tempo, fundou sua própria produtora musical e se consolidou como referência no cenário regional, levando a música gaúcha para todo o Brasil. Reconhecido por sua habilidade técnica, chegou a ser chamado de “violinista mais rápido do Brasil”.
Douglas Mendes colaborou com grandes nomes da música nacional, como Gusttavo Lima — com quem participou da gravação do álbum “O Embaixador The Legacy”, em 2021, durante a pandemia, destacando-se na faixa “De Menina para Mulher”. Também trabalhou com Lauana Prado, Rainha Musical, Banda Corpo e Alma, Pérola Negra e Sétimo Sentido, além de aparições em programas de televisão, como o Programa do Ratinho.
O falecimento de Douglas causou forte comoção. A Prefeitura de Encruzilhada do Sul decretou luto oficial de três dias em reconhecimento à sua relevância para a cultura local, conforme o Decreto nº 3.903/2025. O velório foi realizado na Câmara de Vereadores e o sepultamento ocorreu no Cemitério Municipal, reunindo familiares, amigos, fãs e músicos que prestaram suas últimas homenagens.