Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Homem encontrado morto em Glória (BA) tinha mandado de prisão por homicídio e era considerado de alta periculosidade

Capa.jpg

Rondesp fecha ponto de tráfico de drogas na Vila Nobre, em Paulo Afonso

Homem é assassinado a facadas durante discussão em bar na zona rural de Glória (BA)

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Cenário Político

Projeto na Bahia propõe substituir sons estridentes por músicas suaves em escolas

Bahia: escolas podem trocar sinais altos por música calma para ajudar alunos com autismo. Projeto quer mais conforto sensorial.

Última atualização: 26/05/2025 18:02
Compartilhar
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Ebc
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / EBC
Compartilhar

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) tem uma proposta interessante nas mãos. Um Projeto de Lei quer mudar o som das escolas públicas estaduais. Sabe aqueles sinais sonoros bem altos que marcam o começo e o fim dos intervalos? A ideia é trocá-los por músicas mais suaves. O objetivo principal é ajudar alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

- Publicidade -

Por que essa mudança?

Muitos estudantes com TEA enfrentam desafios sensoriais. Para eles, sons estridentes podem ser um grande incômodo. A hipersensibilidade auditiva é comum nesse grupo, afetando boa parte deles. Segundo estudos, entre 56% e 80% das pessoas com TEA reagem negativamente a barulhos altos.

O deputado estadual Matheus Ferreira (MDB), autor do projeto, explica a razão por trás da proposta. Ele fala que o barulho normal do sinal pode ser insuportável para alunos autistas. Esse estímulo, que para outros passa despercebido, pode causar crises de pânico e sofrimento. Com a música suave, espera-se trazer mais conforto e evitar esses momentos difíceis nas escolas.

- Publicidade -

Como funciona o projeto?

Se aprovada, a lei dará um prazo para as escolas se adaptarem. Serão 120 dias após a publicação para fazer a troca dos sinais. Quem não cumprir as regras poderá pagar multa. O valor varia conforme a infração e a condição financeira, de 10 a 20 unidades de valor.

O dinheiro arrecadado com as multas irá para o Fundo Estadual de Educação da Bahia. A fiscalização das novas normas ficará com órgãos da administração pública. O Poder Executivo estadual terá a função de detalhar como a lei será aplicada na prática.

A ideia já pegou em outros lugares?

Sim, a substituição das sirenes por música já é realidade em outras partes do Brasil. Um exemplo recente vem de Vila Velha, no Espírito Santo. Por lá, a mudança aconteceu no final de 2023.

Em uma das escolas de Vila Velha onde o projeto foi implementado, a criançada voltou do intervalo ao som de “Andar com fé”, do Gilberto Gil. A proposta é usar canções tranquilas. Assim, a hora do intervalo não vira um gatilho de desconforto para nenhum aluno.

TAGS:#Bahiaautismoeducação

MAIS LIDAS

Homem encontrado morto em Glória (BA) tinha mandado de prisão por homicídio e era considerado de alta periculosidade
Polícia e investigação
Homem é assassinado a facadas durante discussão em bar na zona rural de Glória (BA)
Polícia e investigação
Fabiano, da dupla com César Menotti, sofre acidente de carro a caminho de show
Entretenimento
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Foto: Reprodução / Redes Sociais
Cenário Político

STJ anula operação que mira deputado Binho Galinha por falha

Foto: Daniel Torok/ White House
Cenário Político

Trump impõe ultimato e retoma envio de armas à Ucrânia

Foto: Fernando Duarte / Bahia Notícias
Cenário Político

Vereadora critica falta de castração de cães na Bahia

Capa.jpg
Cenário Político

Mondial instala nova fábrica em Cruz das Almas e vai gerar 1.400 empregos diretos

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?