Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Romance entre ex-diretora de presídio e detento é apontado como peça-chave em fuga de 16 presos na Bahia

Integrantes de facção de Paulo Afonso são capturados em Minas Gerais pela Operação Ártemis

Jovem morre após tentar ‘mortal para trás’ para comemorar novo apartamento

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Esportes

Reabertura do Estádio Pituaçu: melhorias, reformas e o futuro do estádio

Após reformas, Estádio Pituaçu se prepara para reabrir. Faltam vistorias e alvará. Saiba sobre as obras, segurança e futuro da gestão do local.

Última atualização: 22/05/2025 00:05
Compartilhar
Foto: Carol Garcia/Govbr
Foto: Carol Garcia/GOVBR
Compartilhar

O Estádio Roberto Santos, conhecido por todos como Pituaçu, está a poucos passos de voltar a vibrar com as torcidas. Você se lembra que a terceira principal praça esportiva de Salvador precisou fechar as portas? Desde novembro de 2024, o estádio passou por um extenso trabalho de melhorias e reformas para atender a importantes exigências de segurança. Mas, para a bola rolar de novo com público, ainda faltam algumas vistorias e a liberação de um alvará.

Por que Pituaçu precisou fechar?

A interdição veio após o Ministério Público da Bahia (MP-BA) iniciar uma investigação no final de janeiro de 2025. O motivo? Laudos da Federação Bahiana de Futebol (FBF) apontaram diversas falhas que colocavam em risco atletas e torcedores. O que o MP identificou? A lista incluía desde a falta de um sistema adequado contra raios, algo crucial para a segurança, até problemas nos alambrados, banheiros com higiene e manutenção precárias, fiações elétricas expostas e vestiários em condições inadequadas. Tudo isso precisava ser corrigido para garantir a segurança de quem frequenta o local.

Diante desse cenário, o MP-BA fez uma série de recomendações à Sudesb, que administra o estádio. Entre as pedidas estavam a troca dos alambrados por vidro, a melhoria do sistema elétrico, a instalação de um novo projeto de proteção contra descargas elétricas e a colocação de bebedouros acessíveis. Reformas na estrutura também foram solicitadas para garantir mais acessibilidade, limpeza e, claro, segurança total. A Sudesb afirmou que todas essas recomendações foram atendidas, e o estádio já está com uma nova cara.

O que falta para a reabertura?

A Sudesb já declarou ter cumprido as exigências e agora aguarda as vistorias finais. Quais órgãos precisam dar o aval? Corpo de Bombeiros, Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos (Bepe) e a Vigilância Sanitária estão na lista. A solicitação formal para essas inspeções foi feita pela Sudesb em 16 de maio. Enquanto a vistoria dos Bombeiros está prevista para esta semana, os outros órgãos ainda não confirmaram suas datas oficialmente. Além das vistorias, Pituaçu também espera a liberação de uma licença de reforma.

Esse alvará foi pedido à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) em 15 de maio. A prefeitura, procurada, informou que o processo está em análise para verificar a documentação e se o projeto segue as leis atuais. Uma nota oficial da Sedur confirmou que o pedido de licença foi protocolado e que a análise sobre a documentação e a conformidade com a legislação já começou.

Durante o tempo em que esteve fechado, o estádio não parou. A Sudesb contratou uma empresa, via licitação, para reformar toda a rede elétrica. A iluminação também foi modernizada, com a instalação de lâmpadas LED, que são mais eficientes. Outros serviços, como a manutenção das redes de dados e fibra óptica e cuidados com o gramado e a estrutura física, também foram realizados nesse período.

O histórico recente e o futuro de Pituaçu

Você talvez lembre que o uso intenso do estádio, somado às fortes chuvas em junho de 2024, prejudicou o gramado, levando a uma paralisação em outubro daquele ano. Na época, uma nova regra do Ministério do Esporte, a Portaria 55, passou a exigir alvará e impediu a presença de público, impactando os clubes financeiramente. Depois de ajustes, o público começou a voltar gradualmente em junho de 2024, na final do Baiano Sub-20. Em novembro, Pituaçu sediou a final do Baiano Feminino, o último evento antes da nova suspensão em 2025 para as grandes reformas.

Com a reabertura próxima, muitos clubes já estão de olho em Pituaçu. Times como SSA, Leônico e Ypiranga (da Baiano Série B), Jacuipense, Galícia, Estrela de Março e o próprio SSA (do Baiano Sub-20), além do Alagoinhas (do Brasileiro Feminino A3), já pediram para usar o estádio como mando de campo quando ele estiver liberado. O Esporte Clube Bahia também aguarda ansiosamente. O clube, que costuma levar suas categorias de base e o time feminino para perto da torcida em Pituaçu, precisou mandar jogos em Feira de Santana durante a interdição, o que dificultou a presença do público.

Uma gestão diferente no futuro?

Paralelamente às obras, o governo estadual discute o futuro da administração de Pituaçu. O governador Jerônimo Rodrigues comentou em fevereiro deste ano sobre a possibilidade de passar a gestão para a iniciativa privada. Duas opções estão em avaliação: uma Parceria Público-Privada (PPP) ou uma concessão convencional. Segundo o governador, o setor privado pode ter mais facilidade em promover eventos no local, citando o sucesso de shows na Arena Fonte Nova, que é gerida dessa forma.

O governador também destacou que essa mudança poderia beneficiar o futebol local. Ele mencionou que, caso o Estado tenha direito a cotas de jogos e bilheteria, o futebol baiano seria o principal ganhador. A avaliação é buscar o que é melhor para o Estado da Bahia. Enquanto o futuro da gestão é debatido, o foco imediato é a liberação do estádio para que as competições possam voltar a acontecer em seu gramado.

TAGS:Estádio Pituaçufutebol baianoreformas

MAIS LIDAS

Mulher muda de cidade para cuidar do filho e é assassinada por ele
Polícia e investigação
Ex-diretora presa tem bebê na cela e acusa ex-deputado por paternidade
Polícia e investigação
Repórter vai cobrir acidente e descobre que vítima é seu próprio irmão
Polícia e investigação

MAIS NOTÍCIAS

Foto: @Bielzfotos / @Esportejequie
Esportes

Ba-Vi: Bahia e Vitória tropeçam nas oitavas do Baiano Sub-20

Foto: Reprodução
Esportes

Meia do Flu de Feira é expulso após morder adversário na Série B Baiana

Foto: Divulgação/Juazeirense
Esportes

Juazeirense vira sobre Jequié e avança na Série D

Ex-Supervisor-Do-Bahia-Cita-Retorno-Do-Clube-Ao-Fa0123820100202308090950-Scaledownproportional.jpeg
Esportes

Bahia conclui venda do Fazendão após 40 anos de história

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?