Que notícia incrível para o cinema brasileiro! A distribuidora norte-americana NEON acaba de garantir os direitos de exibição nos Estados Unidos do novo filme de Kleber Mendonça Filho. Estamos falando de “O Agente Secreto”, que tem o talentoso Wagner Moura no papel principal. O longa fez sua estreia mundial no badalado Festival de Cannes no último domingo, dia 18.
Quem é a NEON?
Mas quem é essa NEON? Bem, essa é a mesma empresa que trouxe para as telas americanas verdadeiros fenômenos. Eles distribuíram “Parasita”, vencedor do Oscar em 2019, e também “Triângulo da Tristeza” (2022) e “Anatomia de Uma Queda” (2023). Ou seja, a NEON tem um histórico impressionante de apostar em filmes que conquistam prêmios, incluindo a cobiçada Palma de Ouro em Cannes.
E quais são os planos para “O Agente Secreto”? Segundo a revista Variety, a ideia da NEON é lançar a produção nos cinemas dos Estados Unidos ainda no final deste ano. Por aqui, no Brasil, a gente ainda não tem uma data certa para ver o filme nas telonas.
Recepção entusiasmada em Cannes
A recepção em Cannes foi de aplaudir de pé, literalmente! O filme foi aplaudido por dez minutos após a exibição. E não foi só o público que gostou. O jornal americano The Hollywood Reporter deu nota máxima e classificou “O Agente Secreto” como “o melhor do festival até agora”. No site Rotten Tomatoes, que junta várias críticas, o filme debutou com 100% de aprovação.
Essa obra de Kleber Mendonça Filho nos leva ao Recife dos anos 1970. É mais um trabalho que mostra a força e a qualidade do nosso cinema no cenário internacional.