Que ironia do destino! Vitória e Santos, os dois últimos campeões da Série B, se encontram neste domingo (25) no Barradão. Às 18h30, pela 10ª rodada da Série A, Leão e Peixe medem forças, mas não no topo da tabela como talvez esperavam. A briga agora é outra: fugir da zona de rebaixamento e não voltar tão cedo para a segunda divisão.
Situação do Leão
Veja só a situação do Leão. O campeão da Série B de 2023, que terminou a Série A passada em 11º, está agora em 16º lugar. São nove pontos, a mesma pontuação do Grêmio, o 17º e primeiro time na zona da degola. Como o Vitória chegou até aqui? Foram quatro derrotas no Brasileirão, incluindo a última para o Bahia. Somam-se ainda três empates e apenas duas vitórias. Com 10 gols marcados e 13 sofridos em nove partidas, a defesa precisa de atenção.
E o Peixe?
E o Peixe? A situação parece ainda mais delicada. O campeão da Série B deste ano amarga a 19ª posição, o vice-lanterna, com apenas cinco pontos em nove rodadas. A equipe também vem de derrota em clássico, para o Corinthians. Essa foi a sexta derrota do Santos na competição, que acumula ainda dois empates e um único triunfo. Depois da saída de Pedro Caixinha, Cleber Xavier tenta reverter o quadro de sete gols feitos e 11 sofridos. Uma campanha bem abaixo do esperado para quem subiu com o título.
A briga no Z4
A tabela não perdoa, e a briga na parte de baixo está intensa. O Grêmio abre o Z4 com nove pontos, logo acima do Juventude, que tem oito. O Santos, com seus cinco pontos, vê apenas o Sport, lanterna com dois, atrás. O Vitória, primeiro time fora da zona, com nove pontos, respira mais perto de equipes como Internacional, Fortaleza e Vasco, todos com 10 pontos. Um pouco mais distantes, mas ainda ao alcance, estão Mirassol (11 pontos), São Paulo e Botafogo.