Geraldo Júnior encaminhou um documento crucial para a Assembleia Legislativa da Bahia. O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 chegou na noite de terça-feira (13). O governador em exercício fez a entrega pessoalmente. O chefe de gabinete de Jerônimo Rodrigues, Maurício Weidgenant, acompanhou o ato.
O Que é a LDO?
Mas por que a LDO é tão importante? Ela é um dos principais guias para as ações do governo no próximo ano. O projeto diz onde os recursos públicos serão investidos. Ele estabelece as prioridades e metas para o orçamento.
Tramitação Especial
Esse projeto tem regras de tramitação próprias na Assembleia. O Regimento Interno dedica um capítulo inteiro a essa matéria. A LDO, junto com o orçamento anual, tem um poder especial. Ela impede que os deputados entrem em recesso parlamentar.
O recesso da AL-BA estava previsto para 1º de julho. Mas ele só pode começar depois que a LDO for aprovada. Isso garante que a pauta orçamentária seja prioridade total. Afinal, ninguém entra de férias sem ter a lição de casa feita, certo?
A Palavra do Governador em Exercício
Geraldo Júnior destacou a relevância da LDO para o Estado. Ele falou em um novo ciclo de crescimento e justiça social. O governador em exercício mostrou confiança na aprovação do projeto. Ele espera apoio da presidente Ivana Bastos e dos deputados.
“Uma honra para mim encaminhar esse documento a pedido do nosso governador Jerônimo”, afirmou Geraldo Júnior. Ele completou dizendo que a LDO está toda sistematizada. O projeto contém estudos detalhados para a Assembleia. O documento segue agora para a análise dos parlamentares.