O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, se reuniu nesta quarta-feira (14) com representantes de empresas chinesas que devem se instalar no estado para fornecer peças à fábrica da BYD, em Camaçari. O encontro ocorreu em Pequim e teve duração superior a quatro horas.
Durante a reunião, foi apresentada uma exposição da Bahiainveste sobre as oportunidades e condições oferecidas pela Bahia. Os empresários esclareceram dúvidas sobre incentivos fiscais, legislação, disponibilidade de terrenos e emissão de vistos para trabalhadores.
Jerônimo destacou que o objetivo é garantir que até 80% das peças dos veículos da BYD sejam produzidas localmente. Estão previstas instalações de empresas como a Sinomac (autopeças), Minth (estruturas metálicas e plásticas) e ACG (vidros), todas com alta capacidade tecnológica.
A BYD pretende iniciar a produção em sua planta baiana ainda no primeiro semestre de 2025, inicialmente nos regimes CKD e SKD. O projeto de R$ 5,5 bilhões prevê a criação de até 20 mil empregos diretos e indiretos e capacidade de produção de 150 mil veículos por ano, com possibilidade de dobrar esse número até 2027.