De fogueira a brasa em dois anos, o cenário de eventos privados de São João na Bahia mudou bastante. Depois de voltarem em 2023 no interior do estado, após o período crítico da pandemia, 2025 mostra uma baixa considerável no número de festas juninas na região.
A chama que resiste em Ibicuí
Mas será que ainda existe esperança para o fogo do São João na Bahia? Sim, e ela vem em forma de brasa que resiste no sudoeste baiano, a 519 km da capital. Em Ibicuí, o Ticomia é o único que ficou de pé entre os seis grandes eventos que antes animavam o São João da Bahia, como Sfrega, Brega Light, Forró do Lago, Forró do Bosque e Piu-Piu.
Em 2025, a festa Ticomia, que acontece na Fazenda Eldorado, vai comemorar 38 anos de história. Raul Dourado, que segue o trabalho de seu pai, falou sobre o peso de manter o evento vivo neste cenário de incerteza para as festas na Bahia.
Raul explicou que, por 38 anos, tentaram manter a tradição do Nordeste, do Forró e do São João. Ele contou que o Ticomia começou justamente para preservar essa cultura junina que já se perdia na época por causa de outros ritmos. Raul, que assumiu mais a frente entre 2013 e 2014, sempre buscou seguir o legado deixado pelo pai. Ele finalizou dizendo que tentaram inovar com conceitos modernos, mas sem perder a tradição e a essência da festa.