Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Após reagirem com tiros à abordagem da Rondesp, dois homens morrem na zona rural de Paulo Afonso

Cantor da banda Desejo de Menina se envolve em acidente com morte em Pernambuco

Homem que estava desaparecido é encontrado morto com tiros na cabeça em Paulo Afonso

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Polícia e investigação

Crimes de trânsito por álcool aumentam na Bahia, aponta levantamento do Detran-BA

Detran-BA: crimes de trânsito por álcool crescem na Bahia, com alta nos registros e recusas ao bafômetro. Órgão intensifica ações para combater o problema.

Última atualização: 08/05/2025 00:03
Compartilhar
Foto: Itailuan Dos Anjos / Detran-Ba
Foto: Itailuan dos Anjos / Detran-BA
Compartilhar

Os números não mentem: os crimes de trânsito causados pelo álcool estão subindo na Bahia. Um levantamento feito pelo Departamento de Trânsito do estado, o Detran-BA, mostra um crescimento preocupante nesses registros entre 2023 e este ano de 2024. Foram nas operações e blitzes de trânsito que esses dados foram coletados.

Em 2023, por exemplo, foram anotados 7 crimes, um número que saltou para 10 em 2024. E em apenas alguns meses de 2025, já chegamos a 8 ocorrências. Sabe onde muitos desses casos são flagrados? Nas blitzes, que também ficaram mais frequentes: de 310 em 2023 para 323 em 2024, e já são 354 até abril deste ano.

O que configura um crime?

Mas o que configura um crime de trânsito em uma blitz de alcoolemia? É simples: se o motorista for pego com mais de 0,33 mg/L de álcool no sangue, a lei entende como crime. É um limite baixo, feito para proteger a todos nas ruas.

E tem mais um dado que chama atenção: a quantidade de motoristas que simplesmente se recusam a fazer o teste do bafômetro. Esse número também não para de crescer. Foram 3.058 recusas em 2023, subindo para 3.256 em 2024, e já estamos em 3.298 só neste ano.

O número de condutores multados por beber e dirigir também aumentou: de 43 para 45, chegando a 125 casos até abril agora.

A prática de dirigir sob influência de álcool ou outra substância que cause dependência é proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro, no artigo específico que trata do assunto. É uma regra clara para garantir a segurança de todos.

A visão do diretor do Detran

Conversamos com o diretor do Detran, Rodrigo Pimentel, para entender melhor esses números. Ele falou que a recusa ao teste ainda é o grande volume de infrações. Por que será que isso acontece?

“Na verdade, a questão da alcoolemia, o maior número de infrações é o recuso ao teste”, explicou o diretor. Ele continua: “porque se a pessoa tiver alguma dúvida com relação ao que ela ingeriu, ela prefere não fazer o teste sob pena de se passar o índice 0,33mg/l no sangue, ser configurado por crime e ele ser presa em flagrante.”

Rodrigo Pimentel aponta que a maioria das pessoas opta por não fazer o teste, mas lembra que o STF já considera a recusa como a mesma infração de quem testa positivo. “Há uma diferença de questão criminal que não consegue se comprovar apenas com a recusa”, pontuou.

Apesar dos desafios, o diretor enxerga um ponto positivo: uma evolução no comportamento de alguns motoristas. Ele falou que mais pessoas estão optando por usar transporte por aplicativo, táxi ou carona solidária depois de beber, deixando o carro em casa.

“Nós observamos que existe aí uma melhora gradual no comportamento da sociedade”, disse Pimentel. Ele compara com outras campanhas bem-sucedidas, como as contra o fumo e a favor do cinto de segurança, e espera que, nos próximos anos, beber e dirigir se torne uma conduta condenada pela própria sociedade.

Expansão das ações e resultados

O diretor também falou sobre a estratégia de expandir as operações e blitzes para diversas cidades do interior, não ficando restrito apenas à capital. E essa expansão parece estar dando resultado.

Um dado que confirma isso é a queda nas internações em hospitais causadas por acidentes de trânsito. “Nas cidades que a gente intensifica, as blitz, já é constatado, sobretudo nos hospitais, uma redução no número de entradas de pessoas oriundas de acidentes de trânsito”, afirmou Pimentel.

Ele cita o exemplo de Feira de Santana, onde o Hospital Clériston de Andrade registra empiricamente uma redução significativa de pacientes na emergência, principalmente motociclistas, após semanas de blitz intensas.

TAGS:Crimes de TrânsitoDetran BahiaTrânsito Bahia
Faça um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RELACIONADAS

Tio e sobrinho colidem carros e morrem em acidente na Bahia
Jovem é morto após invadir casa da ex e matar o cachorro dela em Feira de Santana
Pitbull Volta A Atacar Em Paulo Afonso E Fere Gravemente Cão De Rua
Pitbull ataca cão de rua em via pública de Paulo Afonso e causa ferimentos graves; veja o vídeo
Polícia apreende armas e drogas após denúncia de agressão em Paulo Afonso
Suspeito de participar de homicídio de servidor da Prefeitura de Paulo Afonso é preso no bairro Centenário
Foto: Reprodução / Pmcal
Segurança em Capela do Alto Alegre completa 469 dias sem registro de homicídios

MAIS NOTÍCIAS

Capa.jpg
Polícia e investigação

Foragido por homicídios em Paulo Afonso é capturado em Sergipe após operação policial integrada

Foto: Divulgação
Polícia e investigação

Foragido é preso em Barreiras durante operação conjunta da PF, PM e PRF

Foto: Reprodução/Instagram
Polícia e investigação

Racismo no futebol: jogador do América-MG é denunciado ao STJD após ofensas a atleta

Foto: Divulgação
Polícia e investigação

Animais silvestres são resgatados durante prisão em Feira de Santana

Foto: Pm / Ba
Polícia e investigação

Tráfico em Salvador: duas mulheres são presas com 80 porções de cocaína em São Marcos

Polícia e investigação

Pai sofre parada cardíaca e morre ao descobrir que filho morreu em acidente

Foto: Divulgação / Polícia Federal
Polícia e investigação

Operação virulência da PF apreende euros e carros de luxo em investigação de fraude na covid-19

Polícia e investigação

Homem que estava desaparecido é encontrado morto com tiros na cabeça em Paulo Afonso

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?